Facebook Img Logo
Mais lidas
Paraná

Unidades de Saúde da região recebem Certificação de Qualidade

.

Dezesseis municípios da 22ª Regional de Saúde (Ivaiporã) e da 16ª RS (Apucarana) receberam Certificação de Qualidade em suas unidades de saúde em cerimônias oficiais. Foram 32 selos, 27 deles Bronze e cinco Prata, entregues pela Secretaria de Estado da Saúde.

A entrega de selos da 22ª RS ocorreu nesta quinta-feira (08) e a da 16ª RS na sexta (09). Além destas, apenas em 2018 já foram certificadas unidades de saúde de outras quatro regionais de saúde: 1ª RS (Paranaguá), 3ª RS (Ponta Grossa), 5ª RS (Guarapuava)e 6ª RS (União da Vitória).

No total, 914 unidades de 336 municípios do Paraná já aderiram à Tutoria, o processo que concede os selos. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, participou das homenagens e ressaltou o reconhecimento do trabalho e compromisso das equipes das unidades de saúde certificadas.

“Faço questão de participar, sempre que possível, de eventos como esse, pois a atenção primária é o primeiro contato que a maioria dos cidadãos tem com a saúde pública e esse trabalho deve ser organizado, qualificado e humanizado. E é isso que o Selo representa, o bom trabalho realizado por essas equipes”, destaca o secretário.

TUTORIA – No processo de Tutoria, com o apoio de técnicos das regionais de saúde, as equipes das unidades são convidadas a modificar o modelo de atendimento e os processos de trabalho, sempre seguindo as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde.

Concluída cada fase do processo, a unidade passa por uma criteriosa avaliação que verifica mais de 100 itens de qualidade – desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho. Os selos são divididos em três categorias: Bronze, Prata e Ouro, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos preestabelecidos na ferramenta de avaliação.

APUCARANA – Na 16ª Regional de Saúde, 21 unidades dos municípios de Arapongas, Faxinal, Jandaia do Sul, Apucarana, Mauá da Serra, Rio Bom, Novo Itacolomi e Kaloré receberam a certificação. A enfermeira do Centro de Saúde Municipal de Jardim Alegre, Sirlei Viesba, reconheceu a importância do processo de Tutoria para melhorias na unidade de saúde.

“Todas essas mudanças foram de grande valia, principalmente pela alteração nos processos de trabalho. Temos uma unidade muito bem estruturada, mas ainda tínhamos problemas internos e a tutoria uniu a equipe e, em conjunto, conquistamos os selos”, conta Viesba.

Desde 2017, a Regional conta com 46 unidades de saúde de 16 cidades em processo de Tutoria.

IVAIPORà– Foram certificadas 11 unidades de saúde de oito municípios da 22ª Regional. As cidades de Ariranha do Ivaí, Godoy Moreira, Ivaiporã, Jardim Alegre, Mato Rico, Rosário do Ivaí, Nova Tebas e Lidianópolis receberam 11 Selos de Qualificação, sendo oito selos Bronze e três Prata. A Regional conta com 23 unidades de saúde de 14 cidades em processo de Tutoria.

O secretário municipal de Saúde de Mato Rico, José Ivangeszc, ressalta que o trabalho de Tutoria é muito importante para o trabalho da equipe. “A Tutoria motivou mudanças em nossas unidades. Os profissionais conseguiram organizar melhor os processos e a rotina. O estabelecimento de metas impacta na qualidade do atendimento e no fortalecimento dos laços com os nossos pacientes”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Ivaiporã, Claudeney Carvalho Martins, o processo de Tutoria incentiva a agilidade nos procedimentos. “Receber esses dois Selos de Qualidade é de relevância inestimável para nossa cidade. Estamos em um momento de evolução nos processos de trabalho em equipe e de atenção à população. A iniciativa do Estado em mostrar esse reconhecimento é primordial para consolidação e motivação do nosso trabalho”, acrescenta.

A Secretaria de Estado da Saúde entregará selos para as unidades da 17ª Regional de Saúde (Londrina) em 23 de março.

Confira as unidades de saúde certificadas:

SELO BRONZE

ApucaranaUnidade de Saúde Osvaldo DaminUnidade de Saúde Ana Maria PepatoUnidade de Saúde Bolivar PavãUnidade de Saúde Rodrigo Yoshi Tramontin

ArapongasUnidade de Saúde CascataUnidade de Saúde CentauroUnidade de Saúde CaicUnidade de Saúde AricanduvaUnidade de Saúde TropicalUnidade de Saúde Clemente Soares

FaxinalUnidade de Saúde Central

Jandaia do sulUnidade de Saúde Lazaro de Paula RodriguesUnidade de Saúde Damasio BritoUnidade de Saúde Maria BorbaUnidade de Saúde Ivoly Genro PalmaUnidade de Saúde Massahiro OgaUnidade de Saúde Distrito São José

Mauá da serraUnidade de Saúde Amelia Coelho

Rio BomCentro de Saúde Rio BomCentro Municipal de Saúde Alcir Wieleviski

Godoy MoreiraUnidade de Saúde Godoy Moreira

IvaiporãPosto de Saúde João XXIII

Jardim AlegreCentro de Saúde Municipal de Jardim Alegre

Mato RicoPosto de Saúde de Mato Rico

Nova TebasUnidade de Saúde PoemaUnidade de Saúde Mário Moleta

Rosário do IvaíUnidade de Atenção Primária emSaúde da Família Rosário do Ivaí

SELO PRATA

KaloréUnidade de Atenção Primária em Saúde da Família Eleomil Altivo Fuzeti

Novo Itacolomi Unidade de Atenção Primária em Saúde da Família Novo Itacolomi

Ivaiporã

Unidade de Saúde São Luiz

LidianópolisCentro Municipal de Saúde de Lidianópolis

Nova TebasUnidade de Saúde Catuporanga

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Paraná

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber