MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Estudo setorial reúne principais dados do setor de árvores plantadas no Paraná

Para mostrar a importância de um setor que vem crescendo significativamente nos últimos anos e tem grandes perspectivas para o futuro, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) vai lançar, no dia 21 de fevereiro, seu primeiro Estudo Set

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.02.2018, 08:29:00 Editado em 19.02.2018, 20:19:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Para mostrar a importância de um setor que vem crescendo significativamente nos últimos anos e tem grandes perspectivas para o futuro, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) vai lançar, no dia 21 de fevereiro, seu primeiro Estudo Setorial, que traz um panorama do segmento no Brasil e no Paraná e a expansão alcançada nas áreas com florestas plantadas, bem como na produção e consumo de produtos florestais, atendendo à crescente demanda mundial. O evento vai acontecer a partir das 14h, na Sala dos Conselhos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba (PR).

continua após publicidade

A publicação mostra, entre outros dados, que no Brasil, país com um alto potencial florestal, a área plantada na última década foi bastante ampliada, principalmente com espécies de eucalipto. Hoje, são pouco mais de 7,84 milhões de hectares plantados, sendo 72% de florestas de eucalipto, 20%de florestas de pinus e 8% de florestas de outras espécies, conforme dados apresentados pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) para 2016.

Nesse cenário, um dos principais Estados é o Paraná, que detém a maior área plantada com pinus do país e é o sexto maior produtor de eucalipto, o que evidencia a vocação para produção e beneficiamento de produtos de madeira. Na classificação geral com florestas plantadas, o Estado situa-se na terceira posição nacional, perdendo apenas para Minas Gerais e São Paulo. São 967 mil hectares plantados - 70% com pinus e 30% com eucalipto. Nos últimos anos, a área de florestas plantadas com pinus tem apresentado estabilidade, enquanto que os plantios florestais com eucalipto apresentaram um crescimento na ordem de 9,2%.

continua após publicidade

“O Estudo Setorial apresenta o panorama de um segmento pujante e com excelentes perspectivas de futuro. O documento retrata a força de um setor produtivo que soube se reinventar ao longo do tempo, agregando tecnologia, precisão, pesquisa e desenvolvimento a todas as etapas do negócio florestal. Estamos diante de uma primeira publicação robusta e dedicada ao Paraná, repleta de conteúdos que servirão para tornar pública toda a grandeza do setor para a sociedade”, destaca o presidente da Apre, Álvaro Scheffer Junior.

Com relação à produtividade, o Brasil lidera o ranking mundial, principalmente pelas condições de clima e solo favoráveis à silvicultura. Mas um fator de destaque são os contínuos investimentos das empresas do setor em tecnologia e aprimoramento de práticas de manejo florestal. No Paraná, os plantios com pinus e eucalipto apresentam valores médios de produtividade florestal cerca de 10% acima da média brasileira, tanto para o pinus quanto para o eucalipto. 

Fonte - Interact Comunicação (assessoria de imprensa - jornalista Maureen Bertol)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Estudo setorial reúne principais dados do setor de árvores plantadas no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!