Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Paraná

Copel Energia vai representar geradora no mercado livre

.

A Copel Energia, comercializadora do Grupo Copel, acaba de firmar contrato para representar uma geradora de energia no mercado livre. O contrato com a CGH Reinhoffer – Central Geradora Hidrelétrica de 440 kW localizada em Pinhão, na região central do Paraná – é o primeiro do gênero firmado na modalidade varejista no Brasil.

Até então, apenas consumidores se faziam representar por comercializadoras nesta modalidade, regulamentada em 2015 pela Aneel com a finalidade de estimular a participação de empresas de pequeno porte no Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Na modalidade varejista, o agente comercializador substitui o gerador nas obrigações e responsabilidades perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

“É uma alternativa para geradores que não têm como principal negócio a comercialização de energia e para pequenos consumidores que pretendem atuar no mercado livre mas que não contam com equipe própria para tanto, como bancos, supermercados e redes varejistas”, explica Antônio Justino Spinello, diretor da Copel Energia.

Apenas seis empresas comercializadoras, entre elas a Copel, são habilitadas pela CCEE para atuar como agentes varejistas, representando geradores e consumidores no ACL. “O atendimento à CGH Reinhoffer vai nos permitir ajustar procedimentos e processos para ampliar nossa atuação nessa nova modalidade, que exige do agente de comercialização grande capacidade de avaliação de riscos e oportunidades”, diz Spinello.

"Podem atuar no mercado livre consumidores com carga acima de 0,5 MW. Eles atualmente respondem por cerca de 25% da energia comercializada no país."

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Paraná

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber