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60% dos aprovados no vestibular da UFPR são de escolas públicas

O resultado do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve recorde de aprovados entre os estudantes da rede pública de ensino: entre os 5.355 aprovados estão 3.195 calouros que estudaram em colégios estaduais. Esse número ainda pode aumentar

Da Redação

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Comemoração dos calouros aprovados no vestibular da UFPR. Foto: Jaime S. Martins/Alep
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Comemoração dos calouros aprovados no vestibular da UFPR. Foto: Jaime S. Martins/Alep
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Publicado em 15.01.2018, 13:08:00 Editado em 15.01.2018, 13:14:03
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O resultado do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve recorde de aprovados entre os estudantes da rede pública de ensino: entre os 5.355 aprovados estão 3.195 calouros que estudaram em colégios estaduais. Esse número ainda pode aumentar já que 30% das vagas da instituição serão preenchidas através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio, que serão divulgadas no dia 18. Os dados reforçam a importância de iniciativas como o do projeto “Assembleia no Enem”, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em parceria com o grupo Eureka, voltado para a formação de estudantes da rede pública.

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O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), lembrou que nos três anos de sua gestão, o Legislativo contribuiu com o Grupo Eureka na produção de mais de 500 videoaulas, aulões preparatórios para o Enem realizados no Plenário da Assembleia e também em um concurso de redação a fim de melhor preparar os alunos da rede estadual de ensino nas provas do Enem e também nos vestibulares. “Muito gratificante poder fazer parte desse sonho dos jovens estudantes de colégio público em cursar o ensino superior. Quase 60% dos aprovados na Federal são da rede pública e acredito que o ‘Assembleia no Enem’ contribuiu para o melhor aprendizado e o sucesso desses novos calouros”, comemorou Traiano.

O professor Marcus Geronasso, do Grupo Eureka, mais uma vez agradeceu ao presidente Traiano e à Assembleia Legislativa pela parceria que tem rendido bons frutos nesses três anos e que em 2018 alcançará ainda melhores resultados. “Felicidade é a palavra que resume o que sentimos nesse momento, quando vemos que mais alunos das escolas públicas ingressam na UFPR e agradecemos ao apoio da Assembleia Legislativa que olha a educação com muito carinho e isso faz muita diferença”, relatou.

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O projeto 

O “Assembleia no Enem'' é um projeto desenvolvido em parceria com o Grupo Eureka pela Mesa Executiva da Casa, comandada pelo deputado Ademar Traiano, com a finalidade de abrir as portas da Assembleia para aproximar os estudantes, do Legislativo estadual, oferecendo educação gratuita. Em 2017 foi realizado pelo terceiro ano consecutivo nesse trabalho em conjunto entre a Assembleia e o Grupo Eureka na preparação para o Enem e concursos vestibulares. 

Em 2015, 364 aulas foram transmitidas para alunos de todo o Paraná pela TV Assembleia e pelo site oficial do Projeto (http://www.alep.pr.gov.br/enem2016). Em 2016, a Assembleia do Paraná realizou no plenário da Casa, aulões preparatórios para mais de 1200 alunos, acontecimento inédito no Brasil. Em 2017 foi, novamente, promovido o aulão no Plenário da Assembleia para mais de 700 alunos e disponibilizadas mais de 500 videoaulas gratuitas no canal do Youtube da Alep.

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Ao vivo 

Além dos alunos que tiveram a oportunidade de estudar no Plenário do Legislativo, mais de mil alunos da rede pública de educação de Curitiba acompanharam o aulão pelas redes sociais, por meio da transmissão ao vivo pelo Facebook.

Concurso de Redação – Ainda dentro do "Assembleia No Enem", em 2016 aconteceu o primeiro concurso de redação para alunos da rede pública estadual de ensino. Participaram 48 mil alunos de 14 a 19 anos, matriculados nas 132 escolas estaduais de Curitiba. O tema do concurso foi: ''Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?''.

Foram premiadas as três redações que atingiram as maiores pontuações dentro do sistema de avaliação do Enem, com bolsas de estudos oferecidas pela instituição de ensino superior Uninter. Os alunos finalistas também tiveram a oportunidade de participar de uma sessão plenária e as redações foram expostas no Espaço Cultural da Casa.

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