MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Procon e Polícia Militar se unem para atender consumidores

A diretora do Procon-PR, Cláudia Silvano, vai orientar policiais militares da Central de Operações Militares (Copom) sobre direitos do consumidor em palestra nesta sexta-feira (15). Responsável pelo atendimento das chamadas de emergência recebidas pelo 19

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.12.2017, 13:43:00 Editado em 14.12.2017, 13:44:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A diretora do Procon-PR, Cláudia Silvano, vai orientar policiais militares da Central de Operações Militares (Copom) sobre direitos do consumidor em palestra nesta sexta-feira (15). Responsável pelo atendimento das chamadas de emergência recebidas pelo 190, o setor da PM tem recebido demandas referentes a relações de consumo que devem ser dirigidas diretamente ao órgão responsável pela defesa do consumidor.

continua após publicidade

“Percebemos um aumento dos acionamentos à Central de Emergência sobre relações de consumo em razão da dificuldade do consumidor perante os grandes fornecedores. Por isso, é importante que o policial militar conheça as regras básicas das relações de consumo, saiba o que é uma infração administrativa e que tipos de casos devem ser encaminhados à Delegacia de Defesa do Consumidor e, assim, orientar a população como agir em cada situação”, explica o chefe do Copom, major Olavo Vianei Nunes.

De acordo com Cláudia Silvano, existe o crime contra o consumidor, mas a maioria dos casos pode e deve ser resolvida administrativamente. “A ideia é esclarecer quais são os direitos básicos do consumidor. Os policiais atendem no 190 várias situações envolvendo relações de consumo, mas que nem sempre requerem o deslocamento de uma viatura”.

continua após publicidade

“Esta ação mostra que no Paraná a preocupação principal é o bom atendimento à população. Essa orientação vai, além de encaminhar para os órgãos competentes quem precisa resolver questões de consumo, desafogar o sistema para quem precisa realmente de um atendimento policial emergencial”, destaca o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior.

NA PRÁTICA - Das cerca de 6 mil ligações recebidas pelo Copom todos os dias, pelo menos 10% são chamadas que não tratam de questões emergenciais.

O 190 é o telefone da Polícia Militar para emergências, por meio do qual podem ser relatadas situações de furto, roubo, homicídio, violência doméstica, agressão, depredação do patrimônio público e invasão de domicílio, entre outros delitos.

Para questões de consumo, o Procon-PR disponibiliza vários canais de atendimento. O consumidor pode acessar o site consumidor.gov.br ou ligar no 0800 41 1512. Quem está em Curitiba também tem a opção de ir à sede do órgão localizada na Rua Emiliano Perneta, 47, no Centro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Procon e Polícia Militar se unem para atender consumidores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!