MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Boletim de qualidade da água será divulgado a partir do dia 22

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulga a partir 22 de dezembro, semanalmente, como está a qualidade das águas no Litoral, na Costas Oeste e Costa Norte do Estado. O instituto já iniciou o monitoramento para emissão do primeiro Boletim de Balneabili

Da Redação

·
Boletim de qualidade da água será divulgado a partir do dia 22
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.12.2017, 13:59:00 Editado em 13.12.2017, 14:01:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulga a partir 22 de dezembro, semanalmente, como está a qualidade das águas no Litoral, na Costas Oeste e Costa Norte do Estado. O instituto já iniciou o monitoramento para emissão do primeiro Boletim de Balneabilidade da temporada 2017/18.

continua após publicidade

De acordo com a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle de Poluição, Ivonete Chaves, o IAP faz uma avaliação antes da temporada nos locais que sempre têm maior número de banhistas e onde possa haver lançamento de águas pluviais e de rios que cheguem ao mar.

“São medidos os níveis de Escherichia coli (E.coli) na água, um coliforme fecal. Dependendo do número de organismos detectados, a água se torna própria ou imprópria para banho, de acordo com critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama)”, explica ela.

continua após publicidade

O monitoramento do IAP durante toda a temporada possibilita verificar a contaminação por esgoto sanitário clandestino e avalia a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, de contato direto e prolongado, como natação, mergulho, esqui aquático.DIVULGAÇÃO - Os boletins de balneabilidade são divulgados semanalmente durante a temporada de verão com dados do monitoramento de pontos do Litoral e do Interior do Estado. Os veranistas podem conferir a qualidade da água no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) todas as sextas-feiras.

No Litoral são monitorados 49 pontos de toda a orla - 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.A avaliação acontece nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.SINALIZAÇÃO – Como nos anos anteriores, o veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. A sinalização aponta a condição da água a 100 metros a direita e a esquerda de cada bandeira.A cor vermelha aponta que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho. “A água imprópria traz muitos prejuízos à saúde, como dermatites, problemas gastrintestinais e outras doenças mais graves. Por isso, esse monitoramento é importante, assim como o respeito à sinalização”, ressalta Ivonete.

PRAIA LIMPA – A melhor qualidade da água no Litoral está diretamente ligada às obras de saneamento. A Sanepar está fazendo o maior investimento nos sistemas de água e esgoto do Litoral do Paraná. A segunda etapa das obras foi entregue em setembro pelo governador Beto Richa. Os investimentos somam R$ 250 milhões e envolvem a construção de 29 estações elevatórias de esgoto, 500 mil metros de rede coletora e 25 mil novas ligações de imóveis à rede de esgotamento sanitário. A previsão é que tudo esteja pronto em julho de 2018.

continua após publicidade

Na primeira fase das obras, entregue em janeiro deste ano, 6 mil novas ligações de esgoto foram liberadas e outras 7,5 mil na segunda – são mais 13,5 mil imóveis ligados à rede nos municípios de Pontal e Matinhos.

A partir de 20 de dezembro, durante toda a temporada de verão, a Sanepar vai fazer novamente a higienização e a limpeza das areias das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.Durante o dia será feita a varrição das praias e à noite as máquinas saneadoras farão uma limpeza mais profunda, eliminando cacos de vidro, pregos, objetos cortantes, bitucas de cigarro e tampinhas de garrafa.O serviço resultou no verão passado na coleta média diária de 15 toneladas de lixo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Boletim de qualidade da água será divulgado a partir do dia 22"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!