MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Professor da Unespar se destaca em prêmio nacional sobre desenvolvimento regional

O professor do colegiado de Geografia e do mestrado interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento, no campus de Campo Mourão, Fábio Rodrigues da Costa, recebeu menção honrosa na categoria Produção de Conhecimento Acadêmico com a tese produzida durante o pe

Da Redação

·
Foto - Divulgação/Unespar/Campo Mourao
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto - Divulgação/Unespar/Campo Mourao
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.12.2017, 22:45:00 Editado em 05.12.2017, 22:53:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O professor do colegiado de Geografia e do mestrado interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento, no campus de Campo Mourão, Fábio Rodrigues da Costa, recebeu menção honrosa na categoria Produção de Conhecimento Acadêmico com a tese produzida durante o período de doutorado.

continua após publicidade

A pesquisa, defendida em agosto de 2013, teve como título “A Noção de Municípios Periféricos: Contradições e Desigualdades no Estado do Paraná”.  A partir de dados do Ipardes, do Atlas Brasil de Desenvolvimento Humano e do Censo realizado pelo IBGE em 2010, foram estabelecidas discussões teóricas que permitiram classificar os 399 municípios paranaenses em fortemente dinâmicos, dinâmicos, intermediários e periféricos.

Após o resultado, foram selecionados sete municípios considerados periféricos com população total inferior a 5 mil habitantes para realização de um trabalho de campo. Dentre os analisados, Costa destaca que o principal problema verificado foi o esvaziamento contínuo da população, especialmente de jovens. “Obtivemos tal resultado por meio de análise empírica em que também constatamos outros intensos problemas sociais e econômicos que caracterizam os municípios estudados”, diz.

continua após publicidade

Os dados da pesquisa também foram publicados em forma de livro, pela Editora Fecilcam, do campus de Campo Mourão. Além da versão impressa é possível acessar a obra eletrônica aqui.

Destaque
A premiação que é dividida em seis categorias conta apenas com dois trabalhos oriundos de Instituições de Ensino Superior do Paraná. O outro, pela categoria Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional, está vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Costa cita que a premiação além de ter como foco o desenvolvimento regional, avaliou trabalhos de todo país. Assim, comenta que a “menção honrosa vem para agregar ao conhecimento e demonstrar a importância do trabalho e do mapeamento que fizemos dos municípios do Paraná”.

continua após publicidade

Prêmio
Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional é uma realização do Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) em parceria com o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF), entidades patrocinadoras e apoiadoras.

Entre os objetivos está o de promover a reflexão, do ponto de vista teórico e prático, acerca do desenvolvimento regional no Brasil, envolvendo o poder público e a sociedade civil organizada. Para isso, são consideradas as discussões e identificação de medidas concretas que visam reduzir as desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Professor da Unespar se destaca em prêmio nacional sobre desenvolvimento regional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!