Mais lidas
Paraná

Paraná vai ajudar a definir qualificação dos trabalhadores

.

O Paraná foi um dos escolhidos para reunir sugestões de melhorias a trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A ação que será realizada em alguns estados faz parte da Política Nacional de Educação Permanente, da Secretaria Nacional da Assistência Social (SNAS). Os encontros receberam o nome de ponto focal e deles sairão propostas para diretrizes a serem adotadas em todo o Brasil.

Nesta terça-feira (14), cuidadores de acolhimento institucional, orientadores e educadores sociais, representantes de entidades e trabalhadores com funções administrativas se reúnem no Escritório Regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, em Curitiba. Os profissionais vão debater as principais necessidades dos trabalhadores do Suas com ensino fundamental e médio. O resultado serve como parâmetro para definir a qualificação dos trabalhadores.

De acordo com o coordenador do Suas da Secretaria da Família, Ricardo Michelli, essa é uma oportunidade para melhorar o trabalho na rede socioassistencial. “O encontro possibilita a escuta dos trabalhadores de modo que as ações de educação permanente atendam as necessidades identificadas”, explica o coordenador.

Michelli também enfatiza que essa política permite que o Suas esteja em constante melhora. “A descentralização do planejamento e construção da política promovem um processo de individualização de conteúdos de capacitações, o que permite o melhor aproveitamento e adesão dos participantes”, complementa.

TRABALHO – De acordo com o Censo Suas 2016, o Paraná conta com 6.216 trabalhadores de nível médio, enquanto os trabalhadores de nível superior somam 5.859, e os de nível fundamental 1.850. A qualificação dessas pessoas garante o aperfeiçoamento dos serviços, programas, projetos e benefícios ofertados às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Atualmente, o Estado possui ações de qualificação e aperfeiçoamento voltadas aos trabalhadores de nível superior por meio de cursos ofertados pelo CapacitaSuas.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber