Mais lidas
Paraná

Estado abre inscrições para cursos técnicos gratuitos em 184 cidades

.

Os cursos na rede estadual estão disponíveis em diferentes modalidades. Foto: Assessoria
Os cursos na rede estadual estão disponíveis em diferentes modalidades. Foto: Assessoria

As inscrições para os cursos técnicos em nível médio ofertados pela Secretaria de Estado da Educação iniciam nessa quinta-feira (1º) e seguem até 16 de junho. O período de pré-classificação acontece entre dias 19 e 22 do mesmo mês e as aulas iniciam em 26 de julho. Os cadastros devem ser feitos nas próprias escolas que ofertam os cursos. Nos Centros Estaduais de Educação Profissional e nos colégios agrícolas e no florestal as inscrições podem ser feitas pela internet. 

No ato da matrícula, os candidatos devem apresentar a ficha de inscrição (em anexo) preenchida, RG e CPF (cópia e original), histórico escolar (original e cópia) ou declaração de conclusão de curso, declaração emitida pela instituição para aluno bolsista, além do comprovante de renda familiar. A Secretaria da Educação oferta gratuitamente cerca de 50 cursos técnicos profissionalizantes, em 351 estabelecimentos de ensino, em 184 cidades. 

“Temos uma ampla oferta de cursos técnicos na rede estadual ofertados gratuitamente para que os nossos estudantes tenham a oportunidade de obter a formação profissional de qualidade, sem custos, e ampliar as possibilidades de emprego e renda”, disse a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. 

Rede
Os cursos na rede estadual estão disponíveis em diferentes modalidades para atender toda a comunidade paranaense de diferentes faixas etárias. Nesta etapa, as matrículas são para as modalidades subsequente (para quem já concluiu o ensino médio), e para a Educação de Jovens e Adultos (Proeja), para alunos com idade igual ou superior a 18 anos, que estudam as disciplinas técnicas aliadas às disciplinas da base nacional comum, concluindo assim os ensinos técnico e médio ao mesmo tempo. 

Centros de educação profissional
Além das escolas regulares que ofertam cursos técnicos, a rede estadual conta com 15 Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceeps), 18 colégios agrícolas e um colégio florestal, especializados no ensino profissional, de acordo com a demanda do setor produtivo de cada região. 

Os colégios agrícolas e o florestal funcionam em regime de internato e oferecem dormitórios, salas de estudo, refeitórios, auditórios, laboratórios específicos, bibliotecas e ginásios esportivos, acervo bibliográfico próprio para os cursos ofertados, além dos equipamentos para aulas práticas. 

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber