MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Copel Energia vai representar geradora no mercado livre

A Copel Energia, comercializadora do Grupo Copel, acaba de firmar contrato para representar uma geradora de energia no mercado livre. O contrato com a CGH Reinhoffer – Central Geradora Hidrelétrica de 440 kW localizada em Pinhão, na região central do Para

Da Redação

·
Copel Energia vai representar geradora no mercado livre
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.02.2018, 17:32:00 Editado em 06.02.2018, 17:16:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Copel Energia, comercializadora do Grupo Copel, acaba de firmar contrato para representar uma geradora de energia no mercado livre. O contrato com a CGH Reinhoffer – Central Geradora Hidrelétrica de 440 kW localizada em Pinhão, na região central do Paraná – é o primeiro do gênero firmado na modalidade varejista no Brasil.

continua após publicidade

Até então, apenas consumidores se faziam representar por comercializadoras nesta modalidade, regulamentada em 2015 pela Aneel com a finalidade de estimular a participação de empresas de pequeno porte no Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Na modalidade varejista, o agente comercializador substitui o gerador nas obrigações e responsabilidades perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

continua após publicidade

“É uma alternativa para geradores que não têm como principal negócio a comercialização de energia e para pequenos consumidores que pretendem atuar no mercado livre mas que não contam com equipe própria para tanto, como bancos, supermercados e redes varejistas”, explica Antônio Justino Spinello, diretor da Copel Energia.

Apenas seis empresas comercializadoras, entre elas a Copel, são habilitadas pela CCEE para atuar como agentes varejistas, representando geradores e consumidores no ACL. “O atendimento à CGH Reinhoffer vai nos permitir ajustar procedimentos e processos para ampliar nossa atuação nessa nova modalidade, que exige do agente de comercialização grande capacidade de avaliação de riscos e oportunidades”, diz Spinello.

"Podem atuar no mercado livre consumidores com carga acima de 0,5 MW. Eles atualmente respondem por cerca de 25% da energia comercializada no país."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Copel Energia vai representar geradora no mercado livre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!