Paraná

Cultura promove o Mês da Consciência Negra 

Da Redação ·
Cultura promove o Mês da Consciência Negra
Cultura promove o Mês da Consciência Negra

A Secretaria de Estado da Cultura promove pelo terceiro ano consecutivo o Mês da Consciência Negra em novembro. Apresentações musicais, exposições, palestras e oficinas compõem a programação, que tem o objetivo principal de resgatar, valorizar e divulgar a cultura afro-paranaense. A Orquestra Sinfônica do Paraná abre o evento com um show dedicado ao músico parnanguara Waltel Branco, neste domingo (05), às 10h30, no Guairão.

continua após publicidade

“A proposta é a de valorizar a população negra na formação do Paraná, afirmar sua importância na construção da nossa cultura e provocar a reflexão na busca pela igualdade racial. Este ano, já na terceira edição do evento, serão muitas homenagens a grandes personalidades afro-paranaenses. Sem dúvida um orgulho para nosso Estado”, comentou o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

HOMENAGEM - Ícone vivo da música brasileira, Waltel Branco é o homenageado neste concerto, cujo repertório estará repleto de composições de sua autoria, como as canções Paranaguá, Cores do Leme, Forró do Lucas Pacote, Rua das Flores, Nossa Cidade, Caprichoso – Tributo a J. S. Bach, Fandango, Elegia a Claudio Santoro e Estrada da Graciosa. A regência é do maestro Alexandre Brasolim.

continua após publicidade

Outro músico relembrado nesta edição do Mês da Consciência Negra é o sambista Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis. No dia 20 de novembro, às 18h30, o Museu da Imagem e do Som do Paraná inaugura “Todas as pontas do Lápis”, mostra que resgata a memória e a obra deste grande compositor paranaense que fez sucesso nos anos 1960 e 1970, embalando a boemia curitibana da época.

PERSONALIDADE - Como forma de reconhecer profissionais que lutam em prol da igualdade racial em diferentes áreas de atuação, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, vai conceder o Diploma de Personalidade Afro-Paranaense. A solenidade será realizada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, no Palácio Iguaçu.

PROGRAMAÇÃO
A programação é composta por atividades desenvolvidas pela Secretaria da Cultura em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir) da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Universidade Federal do Paraná e ações promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba e parceiros. Confira as mais de 70 atrações no site www.cultura.pr.gov.br.

continua após publicidade

OUTRAS CIDADES
Além de Curitiba, outros municípios participam do Mês da Consciência Negra com atividades como oficinas, apresentações de capoeira, maracatu, bumba-meu-boi e street dance, desfile étnico, palestras, exposição, exibição de filmes, teatro, etc. Participam as cidades de Colombo, Cruzeiro do Oeste, Lapa, Maringá, Mato Rico, Nova Esperança, Porecatu e Uraí.

SERVIÇO
Mês da Consciência Negra
De 5 a 30 de novembro de 2017
Programação completa: www.cultura.pr.gov.br