Paraná

Primeira partida de futebol ocorreu há 108 anos no Paraná

Da Redação ·
Equipe da capital do Estado, que depois formaria o Coritiba, segue de trem a Ponta Grossa para disputar a primeira partida da história do Paraná (Foto: Divulgação/Coritiba)
Equipe da capital do Estado, que depois formaria o Coritiba, segue de trem a Ponta Grossa para disputar a primeira partida da história do Paraná (Foto: Divulgação/Coritiba)

O futebol paranaense comemora nesta terça-feira (24) 108 anos de história. Na tarde de 24 de outubro de 1909, o Foot-Ball Club Ponta-Grossense enfrentou o Clube Teuto-Brasileiro de Curitiba na primeira partida realizada no Estado. O duelo ocorreu em Ponta Grossa e terminou com vitória por 1 a 0 do time da casa. 

continua após publicidade

O gol foi marcado por Charles Wright aos 17 minutos do primeiro tempo. O público lotou o campo do Alto do Cemitério Municipal de Ponta Grossa para assistir o confronto, que entrou para a história esportiva do Paraná.    

O Clube Teuto-Brasileiro de Curitiba era formado por imigrantes germânicos. Esses jovens já se reuniam para a prática de futebol. Já o Club Ponta-Grossense foi criado por funcionários ingleses que administravam a Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, em Ponta Grossa, e por jovens do Tiro de Guerra 21 Ponta-grossense, precursor dos batalhões militares da cidade. 

continua após publicidade

As duas equipes combinaram a partida com um mês de antecedência. Os jovens de Curitiba partiram de trem rumo a Ponta Grossa. A partir desse jogo, surgiu a ideia de se fundar outro clube, pois no Clube Ginástico Teuto Brasileiro, o “Turnverein”, local onde os curitibanos se reuniam para praticar esportes, a nova modalidade esportiva não foi vista com bons olhos.

Assim, no dia 27 de outubro de 1909, no Teatro Hauer, foi fundado o Coritibano Foot Ball Club, nome que depois mudou para Coritiba, que hoje está na série A do Campeonato Brasileiro. Por ideia de João Viana Seiler, eleito o primeiro presidente, a data oficial de fundação passaria a ser 12 de outubro de 1909, dia do primeiro encontro para definições da viagem para a realização da partida em Ponta Grossa. 

Já o Foot-Ball Club Ponta-Grossense deu origem a outros times nos Campos Gerais. No entanto, o clube não tem relação com o Operário Ferroviário Esporte Clube, que foi fundado em 1º de maio de 1912. A equipe, que hoje está na segunda divisão do Paranaense, foi criada a partir de reuniões dos trabalhadores construtores das ferrovias entre o Paraná e Santa Catarina para praticar o jogo de futebol.