Mundo

Presidente do Parlamento Europeu morre aos 65 anos

Italiano estava internado desde dezembro de 2021, era jornalista e presidia a Casa desde 2019

Da Redação · GoogleNews

Siga o TNOnline
no Google News

Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Presidente do Parlamento Europeu morre aos 65 anos
fonte: Reprodução

O presidente do Parlamento EuropeuDavid Sassoli, morreu nesta terça-feira (11) em um hospital na Itália, onde estava internado desde 26 de dezembro. Ele, que era jornalista e tinha 65 anos, presidia o Parlamento desde 2019.

continua após publicidade

Segundo informações de seu gabinete, Sassoli estava tratando uma "séria complicação" relacionada ao seu sistema imunológico.

O italiano, que superou uma leucemia no passado, esteve internado no fim do ano passado por causa de uma pneumonia que o manteve afastado da atividade parlamentar durante várias semanas.

continua após publicidade

Quando tomou posse, em seu discurso inaugural, Sassoli pediu aos europeus que combatessem o "vírus" do nacionalismo extremo e pediu uma reforma das regras da União Europeia sobre migração e asilo político.

O comissário europeu para a Economia, o também italiano Paolo Gentiloni, declarou que "nos lembraremos de um líder da democracia e um defensor da Europa. Você foi luminoso, generoso e feliz".

Já o vice-presidente da Comissão Europeia, Franz Timmermans, afirmou que a gentileza de Sassoli "era uma inspiração para todos".