MAIS LIDAS
VER TODOS

"PÁSCOA SALGADA"

Ovos de chocolate estão até 20% mais caros em Apucarana

Principal motivo da alta é o cacau que está 40% mais caro e impacta nos derivados.

Da Redação

·
Preço dos ovos de chocolate aumentou em comparação com o ano passado
Icone Camera Foto por TRIBUNA DO NORTE
Preço dos ovos de chocolate aumentou em comparação com o ano passado
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.03.2024, 17:07:33 Editado em 02.03.2024, 17:12:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Páscoa dos consumidores será bem salgada neste ano em virtude do aumento nos preços dos ovos de chocolate que estão até 20% mais caros em Apucarana. O principal motivo da alta é o cacau que acumula 40% de alta e impacta nos derivados.

continua após publicidade

Gerente de um supermercado em Apucarana Sergio Pereira de Souza estima que o consumidor possa sentir um aumento médio de até 20% nos ovos de páscoa neste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. “Ainda é cedo para saber se o preço vai afetar as vendas, porque as mercadorias acabaram de chegar”, comenta.

- LEIA MAIS: Dia do chocolate: 5 curiosidades que você não sabia sobre o doce

continua após publicidade

O também gerente de supermercado Gustavo Coutinho revela que o preço de custo de algumas marcas e tipos de chocolate aumentaram até 30%. A administração da empresa, entretanto, optou por absorver boar parte da alta repassada pela indústria para manter produtos nos mesmos preços do ano passado.

Ele comenta que nos últimos anos houve uma mudança de comportamento dos consumidores que, diante da alta nos preços, trocam os ovos de chocolate por produtos mais em conta como barras, caixas de bombom e até cestas personalizadas.

“Compramos uma quantidade bem menor de ovos de chocolate neste ano em virtude dessa queda. Nem a indústria produz a mesma quantidade dos anos anteriores”, assinala.

continua após publicidade

MATÉRIA-PRIMA CARA

A variação no preço da matéria-prima usada na produção do chocolate é o principal motivo do encarecimento. “Nos últimos meses a cotação do cacau subiu muito. No mercado futuro estavam sendo negociados contratos com vencimento em maio de 2024 a US$ 4,475 a tonelada. Hoje está em torno de US$ 6,300”, informa o economista Rogério Ribeiro, professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com base nos preços da bolsa de Nova Iorque.

O aumento no custo do cacau se deve aos problemas enfrentados pelos países produtores. Setenta por cento da produção está concentrada na África Meridional, afetada por condições climáticas que causam problemas nas lavouras.

Segundo o economista, outros aspectos mercadológicos também geraram o aumento dos preços dos chocolates, como a proximidade da Páscoa, por exemplo. “Nesta época os preços, tradicionalmente, disparam”, acrescenta.

Levantamento da empresa de inteligência de mercado Horus revela que, a nível nacional, a alta é de 11% em barras de chocolate; 10,7% em chocolates e bombons; e 1,8% em ovos de chocolate.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Mundo

    Deixe seu comentário sobre: "Ovos de chocolate estão até 20% mais caros em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!