Mais lidas
Geral

Terremoto provoca tsunami no Japão

.

 O tremor deu-se a 380 quilômetros a nordeste de Tóquio, a 125 quilômetros da costa oriental
O tremor deu-se a 380 quilômetros a nordeste de Tóquio, a 125 quilômetros da costa oriental

Subiu para 60 o número de mortes e 56 o de desaparecidos pelo terremoto de magnitude 8,9 que sacudiu o Japão às 14h46 de hoje, no horário local, (2h46 no horário de Brasília), segundo informações da rede de TV NHK. O tremor foi seguido por um tsunami de 10 metros de altura e por réplicas.


Na cidade de Fukushima, ao norte da capital Tóquio, foram registradas mortes, além de quatro milhões de casas sem luz. Há mortos também na cidade de Tochigi, informou a imprensa local, além de vários desaparecidos. As ondas de 10 metros arrasaram a costa de Sendai, capital da província de Miyagi, no nordeste do Japão, carregando barcos, carros e até construções; neste local, um hotel caiu e várias pessoas estavam sob os escombros.


Segundo a rede NHK, foi pedido à população das regiões costeiras que buscassem se abrigar em lugares altos. A ilha japonesa de Odaiba também foi bastante atingida.


O tremor deu-se a 380 quilômetros a nordeste de Tóquio, a 125 quilômetros da costa oriental. O alerta de tsunami se estendeu à Rússia, Austrália, ilhas Fiji, Nicarágua, ilhas Marianas do Norte, ilha de Guam, Taiwan, Filipinas, Indonésia e Havaí.


Foram registrados tremores secundários de 6,8 e 7,1 graus no litoral do Japão. O ministro da Defesa japonês ordenou que oito jatos de combate decolassem para examinar os danos causados pelo terremoto.


Os transportes aéreos e ferroviários, inclusive as linhas do trem-bala, foram interrompidos em grande parte do Japão em consequência do terremoto, informou a agência Kyodo. Seis grandes incêndios foram registrados em Tóquio. O abalo sacudiu com força os edifícios da capital. Alarmes foram disparados nos prédios, houve correria e as linhas telefônicas ficaram bloqueadas. As informações são da Dow Jones.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber