MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Sala de museu peruano parece "sex shop"

A repressão sexual não é exclusividade da cultura cristã. Constata isso quem visita o museu Rafael Larco Herrera (museolar.co.org), em Lima, que tem uma das maiores e mais ricas coleções de objetos cerâmicos e de ouro que remontam a mais de 3.000 anos

Da Redação

·
 Vários objetos representam órgãos sexuais
Icone Camera Foto por Reprodução/Folha Online
Vários objetos representam órgãos sexuais
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.07.2010, 09:21:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A repressão sexual não é exclusividade da cultura cristã. Constata isso quem visita o museu Rafael Larco Herrera (museolar.co.org), em Lima, que tem uma das maiores e mais ricas coleções de objetos cerâmicos e de ouro que remontam a mais de 3.000 anos de história pré-colombiana.


Dentre as mais de 44 mil peças, destaca-se uma sala específica, que guarda a coleção erótica da cultura Mochica. São vasos e estátuas com representações de práticas e órgãos sexuais.

continua após publicidade

Chega-se a ter a sensação de estar dentro de um "sex shop" pré-incaico, com jarras cerâmicas no formato de pênis e, se não fosse absurdo o adjetivo, bonecas "infláveis" em barro.

Algumas das peças, segundo os guias, eram utilizadas para representar os períodos de colheita e, portanto, de fertilidade.

continua após publicidade

Outras, remetiam à morte, como uma estátua com um pênis gigante e uma cabeça de caveira, demonstrando a preocupação dessas civilizações com o apego excessivo aos prazeres da carne.

SALA ERÓTICA?

Um dos inúmeros taxistas da capital peruana, mas dono de um raro conhecimento sobre museus limenhos, conduz a reportagem ao Larco Herrera, que classifica como "um dos melhores de Lima".

continua após publicidade

O motorista explica que o acervo daquele museu está situado dentro de uma mansão colonial do século 18, que, por sua vez, foi construída sobre uma pirâmide pré-colombiana do século 7.

"Lá, tem uma sala erótica. É um lugar de onde as pessoas costumam sair mudas. Aí você pergunta: 'O que achou da sala erótica?' E te respondem: 'Havia uma? Não me avisaram'."

EXPOSIÇÃO PERMANENTE

continua após publicidade

Nas salas de exposição permanente também há objetos menos "constrangedores", como tecidos que demonstram o desenvolvimento da técnica de confecção em teares e coloração de fibras que datam de 1.000 a.C.

Pouco depois de detalhar o apurado método têxtil, o guia se atém a explicar detalhes de uma pintura que demonstra a forma simbólica de colonização espanhola.

O quadro mostra toda a dinastia inca que, em determinado momento, é sucedida pelo rei espanhol Carlos 1º, apresentado como "legítimo herdeiro dos reis incas".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Sala de museu peruano parece "sex shop" "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!