MAIS LIDAS
VER TODOS

Mundo Bizarro

Tatuagem feminina mais antiga do mundo é identificada em múmia de 5 mil anos

Não é de hoje que os humanos tatuam a pele — com um dos exemplos mais antigos de que se tem notícia sendo “Ötzi”, um homem que viveu há cerca de 5,3 mil anos, na Idade do Bronze, e cujo corpo mumificado foi descoberto nos Alpes em 1991. Já no que diz resp

Da Redação

·
(Gizmodo/The Trustees of The Bitrish Museum)
Icone Camera Foto por Reprodução
(Gizmodo/The Trustees of The Bitrish Museum)
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.03.2018, 08:40:00 Editado em 02.03.2018, 08:41:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Não é de hoje que os humanos tatuam a pele — com um dos exemplos mais antigos de que se tem notícia sendo “Ötzi”, um homem que viveu há cerca de 5,3 mil anos, na Idade do Bronze, e cujo corpo mumificado foi descoberto nos Alpes em 1991. Já no que diz respeito às tattoos encontradas em mulheres, nós compartilhamos aqui no Mega, por exemplo, a notícia da descoberta de uma múmia egípcia com mais de 3 mil anos e que contava com uma no pescoço.  

continua após publicidade

Só que acabaram de achar tatuagens na múmia de uma mulher egípcia que viveu há cerca de 5,2 mil anos — o que significa que esse é o exemplo mais antigo de tattoos femininas já descoberto no mundo. E sabe o mais interessante? A tal múmia se encontrava em exposição há 100 anos no Museu Britânico, em Londres, e, até agora, ninguém tinha reparado que ela tinha tatuagens!

A descoberta das tatuagens aconteceu depois de as múmias serem submetidas a uma série de análises — como a datação por radiocarbono, a tomografia computadorizada e a termografia — e os pesquisadores notarem os desenhos. No caso do homem, os cientistas determinaram que ele tinha entre 18 e 21 anos de idade quando morreu (assassinado por esfaqueamento!) e encontraram a tattoo do que parecem ser dois animais sobrepostos na parte superior do braço.

continua após publicidade

Já na mulher, os pesquisadores encontraram quatro figuras em forma de “S” no ombro direito e outro desenho na parte superior de um de seus braços que os cientistas acreditam ser desenhos de bastões. Eles também pensam que as tatuagens podiam ter ligação com algum tipo de ritual da época em que ela viveu, entre 3351 e 3017 a.C., e que o pigmento usado para fazer as tattoos pode ter sido feito com cinzas. A idade da mulher e a causa da morte não foram reveladas.

Vale destacar que, além de a tatuagem encontrada na mulher passar a ser a tattoo feminina mais antiga já descoberta, os desenhos nas duas múmias estão sendo tratados como os exemplos de tatuagem — com figuras e personagens deliberadamente desenhados em vez de simples linhas e padrões — mais antigos do mundo.

Também vale lembrar que no caso de Ötzi, ele apresenta 61 tattoos, mas, como elas estão situadas próximo às articulações e não passam de meras linhas, os cientistas teorizam que sua aplicação não tinha a ver com arte e podia fazer parte de algum tipo de tratamento terapêutico.

Fonte - megacurioso

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Mundo Bizarro

    Deixe seu comentário sobre: "Tatuagem feminina mais antiga do mundo é identificada em múmia de 5 mil anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!