Facebook Img Logo
Mais lidas
Mundo Bizarro

Será que modelo de universo não é o que esperávamos?

.

Será que modelo de universo não é o que esperávamos?- Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay

Um grupo de cientistas da Universidade de Basileia, na Suíça, descobriu galáxias anãs girando em torno da galáxia lenticular Centaurus A.

A rotação alinhada fez com que os astrônomos duvidassem do conceito cosmológico moderno de LCDM (Lambda-CDM), diz Shannon Stirone, autora do artigo para a revista Scientific American.

Quatorze das dezesseis galáxias giram em torno da Centaurus A, em um único plano orbital, ao invés de seguir órbitas caóticas, de acordo com a publicação.

Esta descoberta pode ser um sério desafio para o conceito moderno de matéria escura. No entanto, a autora acrescenta que a investigação levará muitas décadas.

De acordo com o conceito de LCDM, que inclui a existência de matéria escura e de energia escura no universo, supõe-se que galáxias pequenas se dispersam ao redor de outras maiores de maneira aleatória, e se movem em direções diferentes.

As exceções são a Via Láctea e a galáxia de Andrômeda, a mais próxima, em torno das quais, as galáxias satélites giram de forma sincronizada.

Fonte: Sputnik