Mundo Bizarro

Stephen Hawking desvenda enigma sobre o que havia antes do Big Bang; veja vídeo

Da Redação ·
Big bang Foto - Pixabay - Imagem ilustrativa
Big bang Foto - Pixabay - Imagem ilustrativa

O astrofísico britânico Stephen Hawking, atualmente uma das maiores celebridade no meio científico mundial, falou em entrevista no programa StarTalk sobre um enigma que tem intrigado os cientistas há muitos séculos. O que existia antes do Big Bang e do aparecimento do universo? A resposta de Hawking se baseia em uma teoria conhecida como "proposta sem limites".

continua após publicidade

"A condição das fronteiras do universo… é que não tem fronteiras", afirmou o britânico a Neil deGrasse Tyson, o apresentador do programa e também um renomado astrofísico .

"Como se sabe agora, o universo está constantemente se expandindo. À medida que retrocedemos no tempo, o universo se contrai e, há cerca de 13, 8 bilhões de anos, todo o universo se reduzia ao tamanho de apenas um átomo", detalhou Hawking.

continua após publicidade

Segundo ele, esta bola subatômica é conhecida como singularidade. Neste ponto extremamente pequeno e massivamente denso de calor e energia, as leis da física e do tempo deixam de funcionar da maneira como as conhecemos.

Tempo não existia antes de o universo
Em outras palavras, o tempo como o entendemos literalmente não existia antes de o universo começar a se expandir. Pelo contrário, a flecha do tempo se contrai infinitamente à medida que o universo se torna cada vez menor e nunca alcança um ponto de partida claro.

"Os eventos antes do Big Bang simplesmente não são definidos, porque não tem como medir o que aconteceu com eles. Como os eventos anteriores ao Big Bang não têm consequências observacionais, pode-se cortá-los da teoria e dizer que o tempo começou no Big Bang", completou Hawking.

continua após publicidade

As informações são do portal Live Science

Veja vídeo de palestra sobre o tema

Stephen Hawking desvenda enigma sobre o que havia antes do Big Bang; veja vídeo - Vídeo por: Reprodução