Mais lidas

    Mundo Bizarro

    Mundo Bizarro

    Conheça a planta brasileira que está `matando` o maior lago da Etiópia

    Conheça a planta brasileira que está `matando` o maior lago da Etiópia - MEGACURIOSO
    Foto por Reprodução
    Escrito por REDAÇÃO
    Publicado em 03.03.2018, 08:50:00 Editado em 03.03.2018, 08:53:37
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Com águas turvas, o lago Tana é o maior de toda a Etiópia e o berço do rio Nilo Azul, que, após encontrar o rio Nilo Branco, no Sudão, forma o segundo curso-d'água mais extenso do mundo: o rio Nilo. Uma planta aquática, endêmica da Amazônia, chamada jacinto-de-água (Eichhornia crassipes), porém, está se proliferando vertiginosamente e colocando em xeque a sobrevivência do reservatório, que é a principal fonte de água da região de Amhara, no noroeste etíope.

    Do alto, é possível observar com clareza a dimensão do problema: uma imensidão verde cobre boa parte da superfície do Tana, que tem 84 km de comprimento e 66 km de largura. A inexistência de predadores naturais no lago e as elevadas temperaturas do país — situado bem próximo à Linha do Equador — acabam favorecendo a infestação dessa planta aquática. "A nossa falta de conhecimento e as mudanças climáticas produziram essa imensa tragédia", relatou o cientista ambiental Ayalew Wolde.

    1

    Segundo um barqueiro da região, o nível da água caiu de 25 para 15 metros em pouco tempo, e o impacto também se reflete nana produção de peixes, cada vez menos abundante. "Não podemos usar produtos químicos para destruir a planta porque as pessoas usam a água do lago para beber. E o gado também", lamenta.

    A solução encontrada pelos locais, até o momento, vem sendo somar esforços com os moradores de outras aldeias para retirar toneladas de jacinto-de-água com as próprias mãos. Enquanto uma alternativa mais inovadora não é apresentada, o futuro do lago Tana e o abastecimento das próximas gerações continua sob constante ameaça.

    Fonte- megacurioso

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Mundo Bizarro

    Deixe seu comentário sobre: "Conheça a planta brasileira que está `matando` o maior lago da Etiópia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.