Mundo Bizarro

Sonda Curiosity encontra água líquida sob a superfície de Marte

Da Redação ·
A sonda Curiosity tira uma selfie enquanto trabalha no monte Sharp, em Marte. Ela encontrou evidências de água líquida no planeta, na cratera Gale (Foto: NASA)
A sonda Curiosity tira uma selfie enquanto trabalha no monte Sharp, em Marte. Ela encontrou evidências de água líquida no planeta, na cratera Gale (Foto: NASA)

Os cientistas já sabiam que havia água em Marte. Água abundante, nos polos, congelada. Novas observações enviadas pela Curiosity, a sonda da Nasa que analisa o planeta, dão conta de que há também água liquida por lá. Os dados da sonda são as primeiras evidências da existência do líquido em solo marciano.

continua após publicidade

As observações da sonda foram feitas em um ponto do planeta conhecido como cratera Gale. A Curiosity descobriu que o solo nessa região é úmido, cheio de uma espécie de salmoura em estado líquido. Isso acontece por causa da presença de uma variedade de sal que faz cair a temperatura de congelamento da água. Lá, ela congela a -70 °C. O solo também se encarrega de sugar vapor dissipado na atmosfera.  Segundo o The Guardian, as medições da Curisoity mostraram que, durante as noites de inverno, a temperatura e a umidade são ideias para a formação da salmoura.

A descoberta é empolgante, mas não garante que, um dia, encontremos formas de vida por lá.  Marte é um mundo inóspito. A existência de Água líquida é essencial para a manutenção da vida e, em alguns pontos da Terra, certos micro-organismos sobrevivem em condições adversas mergulhados em água gelada.  Mas Marte é um caso a parte, e água líquida não basta para garantir que exista vida. Além de gelado,o planeta é muito vulnerável à radiação solar. Na Terra, o campo magnético do planeta impede que a radiação solar degrade nossa atmosfera. No passado, Marte contou com uma defesa parecida. Mas esse campo magnético desapareceu, e o Sol degradou a atmosfera marciana.

continua após publicidade

A descoberta, mesmo assim, é útil. De acordo com a New Scientist, se observações futuras comprovarem que o vapor penetra no solo marciano e vira água, os astronautas poderão tirar proveito desse fenômeno. Será possível obter água líquida para consumo humano.

http://epoca.globo.com/tempo/filtro/noticia/2015/04/sonda-curiosity-encontra-agua-liquida-sob-superficie-de-marte.html