MAIS LIDAS
VER TODOS

funcionalidade

Mobiliário bem planejado é o segredo para conquistar uma cozinha moderna e funcional

Foi-se o tempo em que a cozinha ocupava uma posição mais ‘reservada e escondida’ do projeto. No passado, ela era pensada apenas como um ambiente para preparar os alimentos e ponto final. Mas, felizmente, tudo isso mudou! Hoje, a cozinha alçou o protagonis

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.05.2020, 14:24:57 Editado em 18.05.2020, 14:24:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Foi-se o tempo em que a cozinha ocupava uma posição mais ‘reservada e escondida’ do projeto. No passado, ela era pensada apenas como um ambiente para preparar os alimentos e ponto final. Mas, felizmente, tudo isso mudou! Hoje, a cozinha alçou o protagonismo como um dos principais ambientes da casa. E não é para menos!

continua após publicidade

“A cozinha é um sinônimo de cuidado consigo e com a família. O ato de cozinhar tornou-se um prazer e a arquitetura de interiores trabalha para valorizar esse prazer que foi redescoberto pelas pessoas”, afirma Karina Alonso, arquiteta e sócia da SCA Jardim Europa, loja localizada na capital paulista. Com o know how da marca e a solidez da empresa que atua no segmento há quase seis décadas, a SCA Jardim Europa revela a sua experiência na realização do mobiliário para cozinhas.

Independentemente do tamanho ou do estilo do ambiente, a funcionalidade dita toda condução do projeto. O primeiro passo é entender os desejos do morador. Assim, esse briefing permeia desde os gostos pessoais como também a compreensão sobre a importância e como a cozinha fará parte da vida desses moradores.

continua após publicidade

“A casa é um lugar de conexão e a cozinha revela esse sentimento. Muitos desejam ter o seu espaço de chef e vivenciar o prazer de preparar pratos especiais, antes degustados apenas em restaurantes. O ser humano ressignificou a cozinha quando percebeu que ela é o ponto de integração entre os familiares durante as refeições diárias e quando desfruta da satisfação de receber convidados, no próprio espaço, para preparar um jantar, por exemplo. Nosso trabalho é pautado em proporcionar o ambiente perfeito para esses momentos”, revela Karina.

A seguir, a SCA Jardim Europa elaborou um roteiro com os passos que devem ser analisados na definição da cozinha. Acompanhe.

continua após publicidade

1. Circulação


 Cozinha tipo corredor tem feito parte dos projetos de arquitetura atualmente. Mobiliário da SCA Jardim Europa executada no projeto da arquiteta Gigi Gorenstein | Foto: Luis Gomes
Foto por Reprodução
Cozinha tipo corredor tem feito parte dos projetos de arquitetura atualmente. Mobiliário da SCA Jardim Europa executada no projeto da arquiteta Gigi Gorenstein | Foto: Luis Gomes
continua após publicidade

Para o planejamento da cozinha, circulação é um item fundamental e justificado pela necessidade de preservar um espaçamento mínimo entre os móveis e para que os moradores possam se movimentar no ambiente. Seguindo a ergonomia, 80 cm é o espaço mínimo para a passagem de uma pessoa. “Esse olhar entre as medidas do projeto e as normas nos permite um melhor aproveitamento, principalmente em imóveis com plantas menores e que trazem a cozinha no estilo corredor”, revela Karina.

Compacta e bem resolvida, a cozinha assinada pela arquiteta Gigi Gorenstein preservou o espaçamento de 1,10 m – uma metragem confortável para a movimentação de quem está à frente das atividades, como também dos moradores. Do lado esquerdo, o projeto recebeu a geladeira, a pia com as duas cubas, o fogão e, na parte inferior, os móveis com amplas gavetas para a organização. Do outro, a bancada de quartzo cinza em sua continuidade com o mobiliário planejado da SCA Jardim Europa e o espaço perfeito para colocar a batedeira e liquidificador, trabalhar o mise em place e posicionar os pratos finalizados.

continua após publicidade

2. Estilos

 Assinada pelas arquitetas Pati Cillo e Lu Degani, a cozinha usa do estilo moderno com a tendência monocromática, expressou toda a singularidade do cinza. | Foto Luis Gomes
Foto por Reprodução
Assinada pelas arquitetas Pati Cillo e Lu Degani, a cozinha usa do estilo moderno com a tendência monocromática, expressou toda a singularidade do cinza. | Foto Luis Gomes
continua após publicidade


Junto com a amplitude da relevância da cozinha para os lares brasileiros, o ambiente também ganhou personalidade. Conversar com o futuro morador permite entender as suas preferências de decoração para definir se o projeto de marcenaria trará como destaque os traços do estilo clássico, industrial, contemporâneo e até mesmo evidências de um décor mais moderno e high tech.

Na cozinha de 19 m², fruto da parceria entre as arquitetas Pati Cillo e Lu Degani, o estilo mais despojado deu o tom para o projeto da cozinha que ainda destacou a funcionalidade dos seus elementos. De um lado, o cooktop inserido na bancada e, do outro, os móveis embutiram os dois fornos. Combinado com o acabamento de cimento queimado escolhido para a bancada, a marcenaria, nos tons cinza e grafite, trouxe ares de décor industrial para a cozinha.

continua após publicidade

3. Materiais

continua após publicidade
 O uso de materiais práticos facilita na organização e limpeza da cozinha | Projeto de Hermínio Salles | Foto Luis Gomes
Foto por Reprodução
O uso de materiais práticos facilita na organização e limpeza da cozinha | Projeto de Hermínio Salles | Foto Luis Gomes


A atenção com os materiais especificados pela SCA Jardim Europa contribui para a altíssima qualidade dos projetos, bem como contribuem para entregar o mobiliário planejado de acordo com o estilo do projeto.

continua após publicidade

Um completo portfólio de cores amadeiradas exclusivas permite compor o tom escolhido pelo projeto para a marcenaria em combinação com outros materiais como o vidro, serralheria e até mesmo o Slimstone, um revestimento inovador que reproduz as características do mármore e do granito, que pode revestir os armários da cozinha.

Outra preocupação da SCA Jardim Europa está relacionada ao fechamento de portas de armários e gavetas: alta tecnologia nos sistemas de dobradiças que asseguram alta resistência e o retorno automático após a sua abertura.

O material para a bancada sempre deve ser adequado para ser resistente ao calor e aos ataques ácidos de limão, vinagres e produtos laváveis. “Para essa questão é imprescindível especificar materiais como o granito, inox ou materiais compostos por resina ou pedra sintética”, conta Karina.

continua após publicidade

4. Funcionalidade

continua após publicidade


 Neste projeto com mobiliário SCA Jardim Europa, bancada serve de apoio para quem cozinha e para as rápidas refeições do dia a dia | Projeto FHAS Arquitetura | Foto Luis Gomes
Foto por Reprodução
Neste projeto com mobiliário SCA Jardim Europa, bancada serve de apoio para quem cozinha e para as rápidas refeições do dia a dia | Projeto FHAS Arquitetura | Foto Luis Gomes

Já falamos sobre funcionalidade na cozinha... mas, na realidade, o que isto significa? Esse é o olhar que o time de especificação da SCA Jardim Europa pratica durante a execução do projeto. Aproveitamento da área útil disponível na cozinha bem como os espaços disponíveis na execução dos móveis para receber e organizar tudo o que o morador precisará norteiam o princípio do projeto funcional.

“A cozinha deve comportar o que é importante para o cliente e promover facilidade. Se o cliente tem apreço pelo uso de batedeira, liquidificador e outros eletrodomésticos, por exemplo, esses itens não podem estar escondidos ou guardados em lugares de acesso mais difícil para ele. Essa dinâmica se traduz em uma vida prática”, revela a arquiteta Karina Alonso.

Além disso, a versatilidade se destaca em projetos de cozinha como o executado pela SCA Jardim Europa para o escritório FHAS Arquitetura. Seguindo o conceito de integração de ambientes, a cozinha promove a bancada como um espaço de apoio para as atividades do morador na realização de pratos, como também recebe os integrantes da casa durante as refeições diárias e convidados que podem acompanhar o preparo de um jantar. Em conjunto, o mobiliário exposto para o lado da sala de jantar exibe nichos que, por sua vez receberam objetos decorativos, iluminação de LED e até mesmo o ar condicionado.

5. Iluminação

Nas cozinhas, o projeto luminotécnico é um item indispensável, pois promove a segurança na rotina do ambiente. Nesse aspecto, uma iluminação adequada resguarda o morador de acidentes relacionados ao manuseio de facas e o uso do fogão. “Sem contar que ninguém considera confortável cozinhar sem uma luz adequada, não é mesmo?”, pondera Karina.

A iluminação da cozinha pode ser pensada por dois olhares, conforme a preferência do cliente. A adoção de luz fria promove contraste e facilidade para visualizar tudo que é fundamental – incluindo os ingredientes em uma receita. Para tanto, spots e luminárias são direcionados para as áreas do fogão e das bancadas. Já a luz quente é ideal para o cantinho reservado para as refeições do dia-a-dia, pois cria uma sensação de aconchego.

O mobiliário igualmente contribui para a iluminação, pois o projeto pode prever a instalação de fitas e luminárias de LED em nichos e aberturas de bancadas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Morar Bem

    Deixe seu comentário sobre: "Mobiliário bem planejado é o segredo para conquistar uma cozinha moderna e funcional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!