Morar Bem

Conheça o estilo que está em alta em 2019

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Conheça o estilo que está em alta em 2019
Conheça o estilo que está em alta em 2019

Minimalista e moderna, essa é a identidade da decoração escandinava que vem ganhando cada vez mais simpatizantes e está em alta neste ano de 2019. Como o próprio nome já sugere, o design escandinavo, surgiu no começo do século XX no norte da Europa, em países como Finlândia, Dinamarca, Noruega, Islândia e Suécia.

continua após publicidade

O estilo se alinha a tons claros e ambientes bem iluminados, conforme explica Stephani Onic, designer da Carmo Mendes, loja de planejados, móveis e decoração em Apucarana. “A cartela de cores é ampla, mas varia em tonalidades neutras, como o próprio branco e tons crus ou pastéis. O preto também pode ser usado”, aponta.

Algodão e linho são os tecidos frequentemente mais habituais nessa decoração. E para compor ainda mais o ambiente, plantas em tons verdes são sempre bem-vindas e dão identidade própria ao lugar. Além de trazer personalidade ao espaço oferecem sensação de conforto.

O design escandinavo tem sido bastante adotado nas cozinhas que ganham, por vezes, um ar industrial a partir de seus móveis com bases retas e detalhes mais rebuscados. Apesar da “simplicidade” alguns toques de modernidade dão o acabamento perfeito, como é o caso do uso de materiais em couro ou ferro nos acessórios, como puxadores. “As colheres de pau, e tábuas de cortar alimento em madeira, se expostas, se tornam parte da decoração”, conta a designer.

Conheça o estilo que está em alta em 2019 fonte: Reprodução



Já nos quartos, o estilo aparece nos jogos de camas lisos, seguindo aquela cartela de cores que mencionamos acima. Quanto às cabeceiras, dê preferência as com design marcado, seja ela mais reta ou mesmo mais desenhada. “O importante aqui é que elas tenham um delineado forte”, recomenda Stephani, que complementa: “em alguns projetos há a ausência de cabeceiras e o estilo também aceita essa proposta”. Tapetes espalhados pelo cômodo, cortinas em tecidos leves, e uma manta “jogada” propositalmente por cima da cama dão o toque final.

Para os banheiros, a escolha do revestimento é muito importante. O cimento queimado, ou aqueles com visual de concreto e madeira encaixam perfeitamente, além do básico e bom branquinho. Como o escandinavo mescla o moderno com o tradicional, peças em artesanato, como um cesto de roupas em vime já remete ao estilo. Peças em metal, ferro e tons escuros contrastam e dão mais originalidade ao cômodo. Vasinhos de plantas também podem ser acomodas sobre a bancada da pia.

A Carmo Mendes fica na Rua Doutor Oswaldo Cruz, nº 533, centro/Apucarana.

Tags relacionadas: #MorarBem2019