Torre de aprendizagem: proposta montessoriana para o dia a dia das crianças - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Morar Bem

Torre de aprendizagem: proposta montessoriana para o dia a dia das crianças

Foto por
Escrito por Nathalie Bagatini
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Quando ouvimos o termo “montessoriano” logo relacionamos a móveis para linha infantil e em particular nos dormitórios. Apesar de ser sim uma proposta especialmente voltada a este segmento, o estilo montessori é acima de tudo aquele que oferece autonomia, liberdade e segurança para desenvolvimento natural das habilidades da criança. 

Neste sentido, vemos o método montessoriano sendo adotado de outras formas no dia a dia dos pequenos. Exemplo disso é a Torre de Aprendizagem, produto já muito utilizado nos Estados Unidos e que vem ganhando espaço agora no Brasil.

A marcenaria Kraft Wrk, de Apucarana é especializada em móveis montessorianos e projetou uma torre de aprendizagem 3x1, modelo desenvolvido por Michelle Caçador e Herbert Tonon, proprietários da Kraft Wrk.

Foto: Reprodução

(Herbert Tonon e a esposa Michelle Caçador. Foto: Maicon Sales)

Os publicitários por formação e criativos por natureza, o casal veio da capital paulista para o interior do Paraná em busca de uma vida mais tranquila. Aqui, eles começaram a desenvolver os móveis baseados no método montessoriano, todos testados pelos filhos, Luca de um ano e João de seis.

“A torre de aprendizagem é um móvel de elevação que vai colocar a criança na altura da pia da cozinha, com segurança para que eles possam participar das tarefas do dia a dia junto com a gente”, explica Michelle.

“Todas as crianças chegam em um momento que querem vir até a pia para acompanhar os pais na cozinha, Normalmente eles sobem nas cadeiras, ficando vulnerável a qualquer acidente. Como a torre tem três lados fechados, ela pode ficar em segurança, participando e desenvolvendo sua coordenação nas atividades diárias”.

No entanto, a torre 3x1, traz outras duas opções de uso. “Queríamos adaptar outras funcionalidades para que pudesse ser um móvel multifuncional em casa”, pontua.

Foto: Reprodução

O produto pode ser usado então no modo “torre” e também no modo “cadeirão”, no qual a criança utiliza para fazer suas refeições e no modo “mesinha”, que é transformado quando deitamos o móvel, e então cria-se uma mesa com assento. Neste último modelo, a criança consegue se alimentar, brincar, e fazer até suas tarefas de escola.
“Conseguimos unir três propostas que fazem parte das atividades de toda criança, podendo ser usada de várias formas”, observa.

Feito em madeira maciça, a torre de aprendizagem é reforçada e não tem limite de peso. “Comporta até um adulto tranquilamente”. De acordo com Michelle e Herbert, a torre pode ser usada desde bebe até a criança alcançar a pia sozinha.

A Kraft Work fica na Rua Clóvis da Fonseca, nº 71, centro/Apucarana

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Torre de aprendizagem: proposta montessoriana para o dia a dia das crianças"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.

Mais Notícias