Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Maringá

Colunista de O Estado de São Paulo está confirmado para 2ª FLIM

.

Ignácio de Loyola Brandão participará da mesa-redonda “O Escritor por Ele Mesmo”  divulgação
Ignácio de Loyola Brandão participará da mesa-redonda “O Escritor por Ele Mesmo” divulgação

O escritor e colunista do jornal O Estado de São Paulo, Ignácio de Loyola Brandão, participará da mesa-redonda “O Escritor por Ele Mesmo”, na 2ª Festa Literária de Maringá (FLIM), que será realizada entre os dias 27 e 31 de outubro, no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio (ao lado do Paço Municipal).

Nascido em Araraquara no ano de 1936, Brandão que é um romancista, contista e cronista, iniciou a carreira de jornalista com a crítica de cinema no jornal A Folha Ferroviária em 1952. Aficionado pela sétima arte, em 1961, atua como figurante no longa-metragem “O Pagador de Promessas” e em 1963, viaja para Roma com a intenção de se tornar roteirista na Cinecittà. De volta a São Paulo, estreia no mercado editorial, em 1965, com a coletânea de contos “Depois do Sol” e, três anos depois, lança seu primeiro romance, “Bebel que a Cidade Comeu”, logo adaptado para o cinema.  Brandão edita, em 1972, a revista Planeta, primeiro periódico esotérico do país. No mesmo ano, com dificuldades para publicar o romance “Zero” no Brasil, lança-o na Itália, com o auxílio da professora Luciana Stegagno Picchio. O livro sai no Brasil somente em 1975 e é recolhido no ano seguinte pela censura, sendo liberado apenas em 1979. Entre 1979 e 1990, afasta-se do jornalismo para viver exclusivamente de seu trabalho como escritor.  Retoma a carreira como diretor de redação da revista Vogue, na qual permanece até 2005. Em maio de 1996, em decorrência de um aneurisma cerebral, submete-se a uma cirurgia de 11 horas, experiência relatada no livro “Veia Bailarina”, publicado no ano seguinte. Em 2005, passa a escrever crônicas no jornal O Estado de São Paulo. Com o livro infantojuvenil “O menino que vendia palavras” de 2008 é premiado com o Jabuti.

2ª FLIM A FLIM é uma realização da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, e terá entrada gratuita para todas as atividades. Entre os objetivos principais da festa literária, está o de popularizar o livro, aproximar escritores de renome regional, estadual e nacional de leitores, e incentivar a leitura. Na FLIM os visitantes poderão comprar livros, adquirir lançamentos em editoras de livros e livrarias, algumas das maiores do país, participar de sessões de autógrafos, debates, mesas-redondas, seminários, encontro com autores, além de oficinas, leituras, narrações de histórias e da programação artística. Também estão confirmados na 2ª FLIM os escritores Laurentino Gomes, autor dos livros “1808”, "1822" e "1889", Mario Prata, dramaturgo de “Estúpido Cupido” de 1976, uma das novelas com maior audiência da televisão brasileira e Jorge Mautner, um dos nomes mais importantes da música brasileira. 

Serviço:  Mesa-redonda “O Escritor por Ele Mesmo” com Ignácio de Loyola Brandão e Marcos Peres Data: 30 de outubro Horário: 19h30 Local: Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio (ao lado do Paço Municipal)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Maringá

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber