Mais lidas
Maringá

Convite ao Cinema tem sessão surpresa neste domingo em Maringá

.

Convite ao Cinema terá sessão surpresa e Maringá - Imagem ilustrativa - google -  www.hotelindaiamaringa.com.brI
Convite ao Cinema terá sessão surpresa e Maringá - Imagem ilustrativa - google - www.hotelindaiamaringa.com.brI

O projeto da Secretaria de Cultura, Convite ao Cinema, terá neste domingo (27), às 17 horas, uma sessão surpresa no auditório Hélio Moreira, em Maringá. A entrada é gratuita e os participantes devem chegar 15 minutos antes da exibição. A classificação é de 18 anos. Após a apresentação o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, abrirá um debate sobre a obra.

Confira o texto de Campagnolo sobre o filme:

Neste domingo, dia 27/09, o Convite ao Cinema faz sua primeira sessão surpresa. A escalação de um filme que contenha esse fator, surpresa, nem sempre é fácil - porque, no fim das contas ele, o filme, supostamente teria de estar num “lugar” diferente dos demais: seja pelo seu aspecto formal, seja pelo assunto abordado, seja pela conjunção de todos os fatores que fazem, por vezes, do cinema, uma pequena maravilha diante de tantas boçalidades que vagueiam por aí.

Apreender, por exemplo, “um instante” do nosso tempo, transformando-o em matéria prima, objeto ou mesmo estudo, não é tarefa fácil. Exige do artista um olhar apuradíssimo para as coisas do mundo, aquilo que acontece ao seu redor, que o aborrece, que o instiga, que o deixa perplexo ou, ainda, que o deixe com uma certa fé na humanidade (coisa bastante difícil hoje em dia - ou seria melhor dizer “hoje em sempre”?).

Pois se trata disso, em boa parte, o “assunto” da sessão surpresa deste domingo: uma tentativa de capturar um momento, subvertendo o discurso frontal e transformando-o em imagens de grande força através de uma parábola que pode, em alguns momentos, fazer o estômago se contorcer. 

E a consciência também. Projeto O Convite ao Cinema tem como objetivo a formação de plateia para obras cinematográficas importantes, clássicas e contemporâneas, e que possam suscitar discussões não apenas sobre o cinema, mas sobre assuntos pertinentes da atualidade. 

O projeto também terá sessões na Casa da Cultura do Jardim Alvorada e no CEU das Artes, em Iguatemi. As exibições acontecerão aos domingos, às 17 horas, sempre com entrada franca.

Ficha técnica:

CONVITE AO CINEMA

27/09 - Domingo Sessão Surpresa
Local: Auditório Hélio Moreira
Horário: 17 horas Realização: Secretaria de Cultura de Maringá
Apoio: Jornal O Diário e Maringá.
Com Classificação 18 anos Entrada franca

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber