Hospital Universitário de Maringá abre laboratório para gestão de lixo - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Maringá

Hospital Universitário de Maringá abre laboratório para gestão de lixo

Foto por
Escrito por DA REDAÇÃO
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Hospital Universitário (HU) de Maringá inaugurou recentemente o Laboratório de Mudança, um projeto piloto para gerir o lixo gerado no hospital. A metodologia é tem como referência em experiências feitas na Finlândia, de acordo com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A meta, segundo a instituição de Ensino Superior, é buscar soluções para, por meio de transformações nos locais de trabalho, a gestão dos resíduos gerados e descartados pelo hospital seja melhorada.Aproximadamente dez profissionais, sob a coordenação do Departamento de Administração da UEM, já estão trabalhando para criar ferramentas e novos conceitos para a gestão de resíduo.

"Normalmente, as empresas contratam um consultor, que impõe as soluções para os problemas pelos quais a organização eventualmente possa passar. No Laboratório de Mudança, essa busca por soluções parte dos próprios trabalhadores da atividade que se deseja mudar. Em vez da figura de um consultor, há um facilitador desse processo de mudança", detalha a universidade em seu site. 

MOTIVO - Conforme a direção do HU, muitos trabalhadores e pacientes descartam o resíduo comum entre os resíduos contaminados, o que dificulta a gestão de resíduos. A UEM explica que, com a junção dos resíduos comuns e contaminados, o peso do lixo aumenta e gera prejuízo ao hospital, que precisa realizar uma série de procedimentos.O hospital tenta resolver esses problemas com a metodologia do Laboratório da Mudança. O supervisor do projeto é professor o Marcio Cassandre, do Departamento de Administração. Ele trabalhou com o professor Yrjö Engeström, da University of Helsinki, idealizador do laboratório.

Foto por
Conforme o HU de Maringá, erro no descarte de lixo causa prejuízo, diz hospital (Foto: UEM/Divulgação)
Foto por
Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Hospital Universitário de Maringá abre laboratório para gestão de lixo"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.

Mais Notícias