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Prefeitura investe em obras para melhorar a interligação de bairros

Uma das principais ações para readequação do sistema viário foi executado no entorno do campus da UEM  Foto:Ricardo Matiello
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Seja com recursos próprios ou por meio de parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo do Paraná, a Prefeitura de Maringá incrementa o desenvolvimento de um programa de mobilidade urbana que melhora a interligação entre bairros da área central e de várias regiões da cidade. No programa está sendo feita a aplicação de asfalto em trajetos de ruas sem pavimentação, recapeamento de vias com trechos críticos na pista e duplicação de artérias de ligação de bairros, além da implantação de sistema de galerias pluviais, novos trajetos de ciclovias e construídas pontes em fundos de vale.

Contorno Oeste da UEM   

Uma das principais ações para readequação do sistema viário foi executada no entorno do setor oeste do campus da Universidade Estadual de Maringá.   

Com obras contratadas no valor de R$ 10,9 milhões, o projeto foi iniciado na Zona 7 com a duplicação da Avenida Lauro Eduardo Werneck, no trecho entre a Avenida Colombo e a Rua Professor Itamar Orlando Soares. A nova avenida torna mais rápido e fácil o acesso à UEM, ao Jardim Universitário e interliga ruas e avenidas que atendem moradores da região norte de Maringá.  Na duplicação da avenida foram acrescidos 410 metros lineares de pista asfáltica, além da implantação de tubos de concreto em uma extensão de 70 metros lineares para drenagem de águas pluviais. Na conclusão da obra foi feito acabamento nas calçadas, implantado alambrado no alinhamento predial ao lado da área da UEM, além de faixas elevadas para travessia de pedestres, paisagismo e sinalização adequada para o tráfego. 

Rua Professor Itamar  

Ainda na Zona 7, no trajeto de sentido norte-sul entre as avenidas Lauro Eduardo Werneck e Mandacaru, foi feita uma abertura para continuação da Rua Professor Itamar Orlando Soares, interligando os jardins Moresch e Canadá com a Vila Esperança e demais bairros adjacentes. 

Na obra foi executada a pavimentação asfáltica de 1,5 quilômetro de pista e o assentamento de 910 metros lineares de tubos de concreto para drenagem de águas pluviais. Houve também a necessidade de execução de uma obra de arte: a construção de uma ponte em concreto armado e concreto protendido para a transposição do Córrego Mandacaru. A obra foi concluída com execução de calçadas ecológicas em concreto e grama, paisagismo, pista de ciclovia e aplicação das sinalizações necessárias.  

Rua Cristal  

Outra ligação entre bairros no sentido norte-sul da cidade ocorreu com a abertura da Rua Cristal, conectando a Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff - na altura do Jardim Real - à Avenida Dr. Mario Clapier Urbinatti, na Zona 7. A iniciativa também interliga o Jardim Moresch, Cidade Jardim, Jardim Real, Jardim Canadá, Vila Esperança e demais bairros adjacentes.     Na obra foram executados 1,2 mil metros lineares de pista asfáltica e 1,2 mil metros lineares de tubos de concreto para drenagem das águas pluviais. 

Ao longo da rua foram implantadas calçadas ecológicas de concreto e grama, além da sinalização necessária para o tráfego, incluindo a marcação da pista para ciclistas. 

Avenida Campolina 

O prolongamento da Rua Cristal, paralelo ao fundo de vale do córrego Mandacaru, possibilitou a implantação do trecho da Avenida Pioneiro Alicio Arantes Campolina compreendido entre as ruas Cristal e Maria Thereza Bergamasco, na Zona 07. Além da aplicação de asfalto em 2,8 mil metros lineares de pista e assentamento de 1,3 quilômetro de tubos de concreto para drenagem, a obra também exigiu a construção de uma ponte em concreto armado e concreto protendido para transposição do córrego Mandacaru. Ao longo do novo trecho da avenida foram implantadas calçadas ecológicas em concreto e grama, pista de ciclovia e sinalização necessáriaa para garantir melhor fluidez e segurança do tráfego. Avenida Projetada      Também para reforçar o elo as regiões norte e sul da cidade, a Prefeitura de Maringá implantou a Avenida Projetada entre as avenidas Pioneiro Alício Arantes Campolina e Dr. Alexandre Rasgulaeff. A nova via interliga o Jardim Imperial aos bairros adjacentes por meio de 1,04 mil metros lineares de pista asfáltica e com o assentamento de 941 metros lineares de tubos de concreto para drenagem de águas pluviais. Em toda a extensão da avenida foram implantadas calçadas ecológicas em concreto e grama, pista para ciclistas, paisagismo e sinalização de trânsito. Rua Alencar Paiva     Com a finalidade de oferecer mais uma opção de tráfego entre as avenidas paralelas Dr. Mario Clapier Urbinatti e Alício Arantes Campolina, foi executada a revitalização da Rua Alencar de Oliveira Paiva, que liga as duas vias. A interligação facilita a mobilidade urbana interligando a Vila Esperança aos bairros vizinhos. Na obra também foram executados 615 metros lineares de calçada ecológica em concreto e grama. Avenida João Pereira   

Na região oeste da cidade é construída uma nova ponte e são feitas readequações na pista para a transposição da Avenida Pioneiro João Pereira sobre o Ribeirão Maringá. A iniciativa visa maior facilidade de travessia entre o Conjunto Residencial Ney Braga e os jardins Tropical e Brasília, melhorando também o acesso às avenidas Alziro Zarur e João Alves dos Santos. Prolongamento da Itororó     Na área central de Maringá estão em fase de conclusão as obras para prolongamento da Avenida Itororó e de ampliação da Rua Bahia, interligando o trajeto entre as avenidas Juscelino Kubitschek de Oliveira e Nildo Ribeiro da Rocha.Orçada em R$ 3,5 milhões, a operação resultará em melhor acessibilidade ao Jardim Novo Horizonte, Jardim Social, Jardim Cerro Azul, Vila Cleópatra, Vila Emília e bairros adjacentes.     

As obras em andamento envolvem uma área de aproximadamente 2,3 mil metros lineares de pista asfáltica, além do assentamento de 1,5 quilômetro de tubos de concreto para drenagem, calçadas no padrão ecológico, implantação de sinalização horizontal e vertical e serviços de paisagismo. Pontes da Franklin Roosevelt      Além de executar pavimentação asfáltica em 1,5 quilômetro de pista e assentar 1,2 mil metros lineares de tubos de concreto para drenagem, a Prefeitura de Maringá também construiu duas pontes na Avenida Franklin Delano Roosevelt, facilitando a ligação entre os bairros das regiões norte e nordeste da cidade.   

Com contrato no valor de R$ 4,9 milhões, as duas pontes em concreto armado e concreto protendido fazem transposição sobre o Ribeirão Morangueiro e o Córrego Osório, no trecho entre as Ruas Colômbia e Rua Rio Taperoá, na Zona 37. As obras fazem interligação entre as Chácaras Alvorada e o Jardim São Francisco, beneficiando moradores do Conjunto Paulino Carlos Filho e dos demais bairros vizinhos. Prolongamento da Nildo Ribeiro     Procedimento idêntico é colocado em prática no fundo de vale entre o Parque Itaipu II e o início do Conjunto Inocente Vilanova Junior, na região sul da cidade. 

As obras para instalação de uma galeria celular tripla de drenagem visam a implantação de duas pistas no trecho da Avenida Nildo Ribeiro da Rocha compreendido entre a junção com as ruas Pioneiro Tenório Souto e Pioneiro Waldomiro Beloti - lateral ao Parque do Japão - até o cruzamento com a Rua das Azaléias, na altura do Jardim Iguaçu.   

 A obra contratada no valor de R$ 3 milhões interligará o Jardim Iguaçu, Jardim Bela Vista, Conjunto Inocente Vilanova Junior, Jardim Guaporé e demais bairros adjacentes com o Jardim Itaipu, Jardim Industrial e demais bairros vizinhos. 

A área total de pavimentação asfáltica corresponde a um quilômetro de via com pista dupla, além do assentamento de 632 metros lineares de tubos de concreto para drenagem de águas pluviais. As calçadas e o canteiro central também terão padrão ecológico, em concreto e grama, com a devida obra de paisagismo e sinalização adequada. Outro trecho com obras de duplicação é o prolongamento da Avenida Pedro Taques - na região norte - compreendido entre o cruzamento com a Avenida Franklin Delano Roosevelt e o cruzamento com a Rua Pioneiro Bruno Bluthgen, no Jardim Alvorada III. 

Ciclovia da Brasil   

Com obras contratadas no valor de R$ 1,3 milhão estão sendo construídos mais de 5,2 quilômetros de ciclovia, com pista dupla, em dois trechos da Avenida Brasil.     

No primeiro trajeto as pistas são executadas em concreto entre a Praça Sete de Setembro até a Rua Anhanguera, na Zona 1. No segundo trecho as pistas serão asfaltadas entre o cruzamento com a Rua Anhanguera até o início da Avenida Dr. Gastão Vidigal, no Jardim Aeroporto. A obra será complementada com rampas que atendam a boa norma de acessibilidade, além de tela no centro do canteiro, calçada ecológica e plantio de grama e arbustos. 

Ciclovias nas Zonas 6 e 7  

Com obras contratadas no valor de R$ 1,6 milhão, nas Zonas 6 e 7 também é executada a readequação e recuperação de trechos das avenidas 19 de Dezembro e Guaíra visando a implantação de ciclovias.Na Avenida 19 de Dezembro os trabalhos de readequação ocorrem no trajeto entre a Praça 7 de Setembro e a Avenida Colombo - na Zona 6, enquanto na Avenida Guaíra é recuperado o trecho entre a Avenida 19 de Dezembro e a Avenida Paraná, na Zona 07. A pista da ciclovia em implantação terá dois quilômetros de extensão, com a instalação de 824 metros lineares de tubos de concreto para drenagem, rampas de acessibilidade e complementos de calçadas em concreto, além de serviços de paisagismo, com plantio de grama e mudas de palmeira-real.

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