Calor faz maringaenses consumirem 13 milhões/l de água a mais por dia - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Maringá

Calor faz maringaenses consumirem 13 milhões/l de água a mais por dia

A Sanepar confira que, no domingo (22), haverá desabastecimento em Apucarana - Imagem ilustrativa
Foto por
Escrito por DA REDAÇÃO
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Nesses dias de calor intenso no Paraná, a recomendação é consumir muita água. É o que estão fazendo os maringaenses. De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), as altas temperaturas registradas na segunda quinzena de setembro aumentaram em 16,5% o consumo de água em Maringá. Nos últimos dias, o maringaense consumiu, em média, 13 milhões de litros de água a mais por dia, se comparado aos primeiros 15 dias deste mês.Para se manter hidratado, a quantidade de água a ser consumida é de 35 mililitros por quilo. Ou seja, um indivíduo adulto que pesa 60 quilos precisa ingerir pouco mais de dois litros de água por dia.

O cuidado com a hidratação das crianças e idosos deve ser ainda maior. Segundo a nutricionista Ana Paula de Souza, para manter uma boa hidratação as pessoas devem consumir água antes de sentir sede. “Quando a boca estiver seca ou ressecada é sinal de desidratação. Já a hidratação pode ser observada pela urina, que deve ser de cor clara e abundante”, explica Ana Paula. A ingestão de sucos e isotônicos também é importante, pois com o suor, além de líquido, perdem-se muitos sais minerais. Outra dica da nutricionista é evitar o consumo excessivo de chás, pois eles propiciam a desidratação. A alimentação de qualidade pode ajudar. “Saladas e frutas bem higienizadas também são hidratantes e repõem as vitaminas e sais minerais perdidos com o calor e o suor. Elas também garantem um bom funcionamento intestinal”, reforça a nutricionista.

MARINGÁ - Na segunda quinzena de setembro, o consumo de água cresceu 16,5% em Maringá. A média diária de distribuição passou de 78,5 milhões de litros para 91,5 milhões. O dia de maior consumo foi o último sábado (19), quando foram distribuídos na cidade cerca de 98 milhões de litros de água. A capacidade total de produção do sistema de Maringá, atualmente, é de 105 milhões de litros por dia. De acordo com o gerente regional da Sanepar, Valteir Galdino da Nobrega, este aumento elevado da demanda é sazonal e não mudou a rotina da empresa. “Trabalhamos de forma planejada. Para isto usamos vários dados estatísticos que nos permitem acompanhar o consumo por hora, de acordo com as variações de temperatura. Assim, garantimos a distribuição de água para toda a cidade, uma melhor reservação e a manutenção da qualidade dos serviços”, salienta Nobrega.

ÁGUA DE BEBER – A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) garante a qualidade da água tratada distribuída à população. Para isso, a empresa mantém em todo o Estado uma estrutura de análise laboratorial que segue rigorosamente os parâmetros de qualidade determinados pela Portaria 2.914, do Ministério da Saúde. São realizadas pela empresa 1,325 milhão de análises da água por mês. Para manter esta qualidade assegurada, a Sanepar recomenda aos clientes que façam a limpeza da caixa-d’água a cada seis meses.

DICAS PARA SE MANTER HIDRATADO- A quantidade de água a ser consumida é de 35 mililitros por quilo. Ou seja, um indivíduo adulto com 60 quilos precisa ingerir pouco mais de dois litros de água por dia. - É preciso consumir água antes de sentir sede. Quando a boca estiver seca ou ressecada é sinal de desidratação- A ingestão de sucos e isotônicos também é importante, pois com o suor, além de líquido, perdem-se muitos sais minerais. - Evitar o consumo excessivo de chás, pois eles propiciam a desidratação. - Saladas e frutas também são hidratantes

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Calor faz maringaenses consumirem 13 milhões/l de água a mais por dia"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.

Mais Notícias