Mais de 8 mil pessoas prestigiaram desfile da Independência - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Maringá

Mais de 8 mil pessoas prestigiaram desfile da Independência

A ala  Roberto Furlan e André Renato/SECOM
Foto por
Escrito por Assessoria de imprensa da prefeitura
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O desfile em comemoração ao Dia da Independência promovido pela Prefeitura de Maringá nesta segunda-feira (7) destacou a importância do civismo. “Ato cívico também é participar de todos os eventos e das coisas boas que nós temos em nossa cidade. Civismo é você lutar contra a corrupção, poluição, desmatamento, contra a miséria e a fome. Graças a Deus temos aqui em Maringá, com a ajuda de nossa sociedade civil organizada, vários bons exemplos para o nosso País”, ressaltou o prefeito Roberto Pupin na abertura da solenidade.


“Vamos continuar nessa linha, com firmeza, determinação e respeito com o dinheiro público. Agradeço a presença, participação e confiança de vocês em nosso governo para que possamos sempre mostrar ao Brasil e para que pessoas de outros locais venham aqui para ver o que estamos fazendo. Estamos sendo copiados sim, e nossos bons exemplos não são méritos somente da administração, e sim dessa comunidade participativa que temos em Maringá”, declarou. “Comemoramos hoje o Dia da Independência do Brasil proclamada por Dom Pedro I, às margens do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822. Dom Pedro I, com menos de 24 anos, mudou os rumos de nosso País. Alguém já disse ter sido ele o mais apaixonado dos brasileiros. Jurou por seu sangue, sua honra e seu Deus, que faria a liberdade do Brasil. 

Seu grito de independência ou morte pôs fim a uma história de mais de 300 anos de conspirações, inssurreições, mortes. Sua coragem e atitude nos inspiram: agora, só depende de todos nós a constante construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Esse é o desafio dos nossos tempos. Precisamos dar continuidade à história de nossa independência e devemos exercer essa grande missão colocando tudo o que somos no mínimo que fazemos”, afirmou a secretária de Cultura Olga Agulhon. Antes de dar início às apresentações, o Pavilhão Nacional foi hasteado com o auxílio do prefeito Roberto Pupin, a bandeira do Paraná foi hasteada pelo Comandante do 4º BPM, tenente-coronel Antonio Roberto dos Anjos Padilha e do município pelo presidente da Câmara Municipal, Chico Caiana. 

Todos os presentes acompanharam a execução do Hino Nacional e a apresentação musical com o Hino à Independência, cantado pela servidora municipal Madalena Martins Alves e pelo professor de música, o pianista Vicente Neves. Participaram do evento, além do prefeito Roberto Pupin, o vice-prefeito Cláudio Ferdinandi, os secretários municipais, a presidente do Provopar, Luiza Pupin, o Comandante do 4º BPM, tenente-coronel Antonio Roberto dos Anjos Padilha, representando o 3º Comando Regional da Polícia Militar, o major Marcos Kamakawa, o comandante do Corpo de Bombeiros de Maringá,  tenente-coronel Hércules Alves de Carvalho, o comandante da 2ª Esfaep, Ademir da Fonseca Junior, o comandante do Tiro de Guerra, subtenente Stefanos Amarandidis, o comandante do Proerd, Luiz Carlos Martins da Silva, o presidente da Câmara Municipal, Chico Caiana, os vereadores Tenente Edson Luiz e Belino Bravin.  Também assistiram ao desfile o Secretário Estadual do Planejamento, Silvio Barros, o presidente da Unimed, Daoud Nasser, o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes, o presidente da Associação dos Pioneiros, Izaltino Machado, o presidente da Comissão Municipal de Cultura, Wall Barrionuevo, o coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João de Carvalho Pinto, o deputado federal Luiz Nishimori, a presidente do Instituto Brasileiro de Saúde Preventiva (IBSP), Bárbara Barros, o presidente da Acema, Afonso Shiozaki, o diretor de Operações do BRDE, Wislon Quinteiro, pioneiros, convidados e demais autoridades.

Alas Mais de 2 mil pessoas integraram o desfile, que além de comemorar o Dia da Independência, também homenageou Maringá apresentando parte do desfile que seria apresentado no evento de aniversário de Maringá, que não foi possível em decorrência da chuva. 

Segundo estimativa da Polícia Militar, mais de 8 mil pessoas assistiram ao desfile, que contou com sete alas de apresentação e convidados. O evento contou com a ala militar e de segurança, com participação do 4º Batalhão da Polícia Militar, 4ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, 2ª Escola de Formação de Praças da Polícia Militar, Polícia Cientifica, 9º SDP e o Tiro de Guerra.  A Secretaria de Trânsito e Segurança foi representada pela Guarda Municipal, Diretoria de Trânsito com o projeto Educação no Trânsito, agentes da Setrans e a participação da Ciclopatrulha. A ala “Maringá Turística - O Verde Encanto da Cidade Canção”, teve a participação da Academia Nara Dutra e da Confraria da Dança. O destaque foi para a arborização, fauna e flora da cidade, com uma homenagem a Aníbal Bianchini da Rocha, o Jardineiro de Maringá; o Parque do Ingá, com homenagem ao ex-prefeito Adriano José Valente; à Catedral e aos imigrantes japoneses.

  Outra ala foi formada pela Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), que apresentou os diversos eixos trabalhados em toda a cidade, com as Academias de Terceira Idade, os projetos que atendem a toda a comunidade, os esportes paralímpicos, centros esportivos, ciclismo, entre outras atividades. Na ala dos convidados integraram os representantes da sociedade civil no desfile com a fanfarra da Apae, Grupo Folclórico Alemão Grunne Stadt, Banda de Metais Branca da Mota Fernandes, Grupo de Escoteiros Novo Horizonte, Secretaria de Esportes e Lazer, Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do 7º Dia, Associação Brasil Soka Gakkai Internacional, Banda de Metais João Faria Pioli, Unicesumar, Clube dos Carros Antigos, Clube dos Gaioleiros e Jipeiros e os cavaleiros e amazonas da Sociedade Rural de Maringá (SRM).

Primeira viagem O casal Marcos Brito Almeida e Fabiana Figueira foi pela primeira vez acompanhar o desfile. Moradores de Maringá, este ano mataram a curiosidade de assistir ao evento e ficaram encantados. “Achamos tudo muito organizado e muito bonito, as pessoas realmente se empenharam”, destacou Almeida. Já para Maria Leibante Monteiro, além de ser a primeira vez que assiste ao desfile, o momento teve uma emoção adicional: o filho Everton Junior, de 4 anos, desfilou com o pai Everton Brum Monteiro, que é policial militar. “Se para mim foi emocionante, para o pai então foi sem palavras. Eles desfilaram em uma viatura, uma lembrança que eles vão guardar para sempre”, disse ela. O pequeno teve direito a uma farda encomendada especialmente para a ocasião, para acompanhar o pai.

Interdição As vias interditadas na manhã de segunda-feira por conta do desfile foram desbloqueadas ao término das atrações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Mais de 8 mil pessoas prestigiaram desfile da Independência"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.

Mais Notícias