Projetos da Prefeitura de Maringá ganham certificação do Selo ODM - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Maringá

Projetos da Prefeitura de Maringá ganham certificação do Selo ODM

O vice-prefeito, Claudio Ferdinandi e funcionários das duas Secretarias participaram da entrega realizada no SESI  - Foto: Roberto Furlan/SECOM
Foto por
Escrito por Assessoria de imprensa da prefeitura
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

As Secretarias de Saúde e Esporte e Lazer receberam nesta quarta-feira (26), o Selo do Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), promovido pelo movimento Nós Podemos Paraná, do Sistema Federação das Indústrias do Paraná. O vice-prefeito, Claudio Ferdinandi e funcionários das duas Secretarias participaram da entrega realizada no SESI.

O projeto Academia da Terceira Idade (ATI), da Secretaria de Esportes e Lazer, recebeu a certificação de programa que cumpre com os objetivos do desenvolvimento do milênio. Da Secretaria de Saúde foram premiados os projetos Núcleo de Vigilância em Saúde e o CTA Itinerante.          Ferdinandi parabenizou as Secretarias pela premiação, ressaltando que vários projetos de Maringá servem como referência para o demais municípios do país. “Mais uma vez nossas ações foram destaque pelo bom serviço prestado e por oferecerem qualidade de vida à população”.       

Essa é a quinta edição que o Sistema Federação das Indústrias do Paraná promove o Selo ODM. O objetivo da premiação é certificar empresas e instituições que realizam projetos na busca pelo desenvolvimento local e que contribuam na concretização dos objetivos de desenvolvimento do milênio. No Paraná 187 empresas e instituições receberam o certificado, sendo 28 da região.         O prefeito Roberto Pupin recebeu do secretário de Esportes e Lazer, Francisco Favoto, e da secretária de Saúde, Carmem Inocente, o certificado do Selo ODM. “Parabenizo toda a equipe responsável pelo desenvolvimento dessas atividades e que possamos continuar oferecendo um serviço de qualidade aos maringaenses”.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são 1 - Acabar com a fome e a miséria;  2 - Garantir educação de qualidade para todos;  3 - Promover a igualdade entre os sexos e valorização da mulher;  4 - Reduzir a mortalidade infantil;  5 - Melhorar a saúde da gestante;  6 - Combater a AIDS, a malária e outras doenças;  7 - Promover a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;  8 - Ter todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. 

ATI    

Atualmente Maringá conta com 59 ATIs, todas instaladas próximas de áreas de lazer, pistas de caminhada e unidades de saúde atendendo aproximadamente cinco mil pessoas. As Academias da Terceira Idade foram criadas dentro do programa Maringá Saudável, que incentiva a saúde preventiva através da prática de atividade física, da alimentação saudável e o combate ao tabagismo. Hoje mais de mil municípios brasileiros possuem academias ao ar livre como as criadas em Maringá.          Os equipamentos foram desenvolvidos para a terceira idade, mas podem beneficiar todos os frequentadores. São aparelhos que estimulam o sistema nervoso central através de alongamentos, aumento da mobilidade das articulações e dos membros inferiores, e fortalecimento dos músculos, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora, e aumentando a capacidade cardiorrespiratória.

Núcleo de Vigilância em Saúde

O programa tem como proposta a integração da Vigilância em Saúde na Atenção Primária em Saúde, com foco na organização do processo de trabalho na Atenção Primária em Saúde, constituindo a Vigilância em Saúde como modelo assistencial. Os Núcleos de Vigilância em Saúde foram criados para descentralizar as ações de vigilância que historicamente seguem um modelo de atenção fragmentado. Os núcleos formam um elo de ligação entre os serviços e o nível central pois favorecem a troca de experiências e é o espaço de orientações e esclarecimentos de dúvidas. São realizadas reuniões mensais com os integrantes de cada unidade básica com intuito de reproduzir localmente as discussões. 

CTA  

O Centro de Testagem e Aconselhamento oferece o exame de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, nas formas de teste rápido ou exame convencional e tem por objetivo fazer o diagnóstico precoce das DST′s, encaminhar para tratamento e assim quebrar a cadeia de transmissão destas doenças. A Secretaria de Saúde promove campanhas de prevenção tanto nas UBS como em empresas, universidades, praças e datas temáticas com o ônibus do CTA Itinerante, um consultório móvel onde são oferecidos e realizados os testes e os casos positivos encaminhados imediatamente para atendimento no ambulatório.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Projetos da Prefeitura de Maringá ganham certificação do Selo ODM"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.

Mais Notícias