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Está em fase final a duplicação da PR-323, entre Maringá e Paiçandu

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) iniciou a colocação da capa asfáltica na duplicação da PR-323, entre Maringá e Paiçandu, no Noroeste do Estado. É a última etapa para conclusão da pavimentação do trecho. Estão sendo duplicados quatro quilôme

Da Redação

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Duplicação da PR-323, entre Maringá e Paiçandu. 21/08/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr
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Duplicação da PR-323, entre Maringá e Paiçandu. 21/08/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr
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Publicado em 24.08.2015, 11:33:00 Editado em 27.04.2020, 19:57:11
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O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) iniciou a colocação da capa asfáltica na duplicação da PR-323, entre Maringá e Paiçandu, no Noroeste do Estado. É a última etapa para conclusão da pavimentação do trecho. Estão sendo duplicados quatro quilômetros da rodovia, o que reduzirá o congestionamento na região. A rodovia recebe diariamente cerca de 30 mil veículos. Além da duplicação, está em fase final a construção de cinco viadutos, duas passarelas, três trincheiras e instalação de calçadas e ciclovias. As equipes trabalham na colocação da capa asfáltica, sinalização, paisagismo e alguns retoques finais. 

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O investimento na obra é de R$ 35 milhões. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos ainda nesse semestre. O superintendente do DER-PR, Osmar Lopes, destaca a importância da obra. “A duplicação trará desenvolvimento para toda a região, além de mais segurança aos motoristas e pedestres”, afirmou ele. 

MAIS SEGURANÇA - O mecânico e motociclista Cosme Damião Sena, 55 anos, mora e trabalho em Maringá e utiliza a rodovia para ir ao trabalho todos os dias há mais de 10 anos. Como trabalha muito na rua, precisa atravessar a rodovia umas 20 vezes por dia. "A construção das trincheiras ajuda muito, garantindo mais segurança. 

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O fluxo de veículos é bem intenso e essa obra é muito importante para nós que passamos por aqui diariamente", afirmou.Eulindo Brasques, 47 anos, ciclista, trabalha como motorista de um super mercado em Paiçandu e utiliza muito a rodovia como lazer. Ele afirmou que a ciclofaixa melhorou a segurança dos pedestres e ciclistas. "Ando muito de bicicleta e é bom ter um espaço seguro para isso. Agora que estou de férias pedalo quatro quilômetros quase todo dia", disse.Antes, explicou Brasques, era praticamente impossível andar pela rodovia. “A pista mal conservada, não havia espaço adequado”, disse. 

Ele está otimista com a conclusão da obra. "Agora vai melhorar ainda mais. O tempo para chegar de carro em Maringá ficará mais curto", afirmou.DUPLICAÇÕES – Também no Noroeste está em andamento a duplicação de 53 quilômetros da PR-317, entre Floresta e Campo Mourão. Além dos 53 quilômetros de duplicação, serão construídos quatro viadutos, dois na PR-317 (km 154 e km 156), próximos a Engenheiro Beltrão e o acesso a Terra Boa, e dois na BR-158 (km 196 e km 202), em Peabiru. Outra obra da região é a duplicação de 23 quilômetros da BR-376, entre Mandaguaçu e Nova Esperança.

Somente nessas obras o investimento chega a R$ 340 milhões.EM TODO O ESTADO - O Paraná tem o maior programa de duplicações de rodovias dos últimos 25 anos. No total, o programa de duplicações tem 699,2 quilômetros de rodovias em obras, prontas e em projeto. Estão sendo investidos R$ 1,852 bilhão. A previsão é que mais R$ 2,4 bilhões sejam investidos em novas obras.

 Já foram entregues a duplicação de 14 quilômetros entre Matelândia e Medianeira (BR-277); o contorno de Campo Largo (BR-277), com 11 quilômetros de pistas duplicadas; a duplicação da BR-277, entre Guarapuava e a região de Relógio (6,5 km); e o contorno de Mandaguari (11 km). E o Viaduto da Avenida Paraná, em Foz do Iguaçu.Estão em andamento as duplicações do perímetro urbano em Matelândia; da Rodovia do Café, entre Ponta Grossa e Apucarana (231 km); da PR-407, em Paranaguá, sentido Praia de Leste (3,5 km); da PR-415, entre Curitiba e Piraquara (14 km), PR-445, em Londrina (22,5 km, sendo 12 já concluídos); e a Rodovia da Uva, entre Curitiba e Colombo (6,5km).

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