Convite ao Cinema apresenta “Perdidos na Tormenta” - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Maringá

Convite ao Cinema apresenta “Perdidos na Tormenta”

Obra será exibida no auditório Hélio Moreira  Divulgação
Foto por
Escrito por Assessoria de imprensa da prefeitura
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O projeto da Secretaria de Cultura, Convite ao Cinema, apresenta neste domingo (23), às 17 horas, o filme “Perdidos na Tormenta” no auditório Hélio Moreira (anexo ao Paço Municipal). A entrada é gratuita e os participantes devem chegar 15 minutos antes da exibição. A classificação é de 14 anos. Após a apresentação o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, abre um debate sobre a obra.

Confira o texto de Campagnolo sobre o filme: Montgomery Clift (1920-1966) foi um dos maiores atores americanos da década de 50. Junto com Marlon Brando e James Dean, foi um dos nomes do método do famoso Actor′s Studio - fundado por Lee Strasberg, Elia Kazan e outros. Assim como seus colegas, não era, no entanto, um ator “fabricado”. Imprimiu, nos seus filmes, marcas pessoais tão interessantes que chegamos a ficar perplexos com algumas de suas posturas. “Perdidos na Tormenta” foi o primeiro filme americano a ser realizado na Europa, logo após o fim da Segunda Grande Guerra. Filmado basicamente na Alemanha, trata de um tema caro (ainda hoje): a situação de órfãos de guerra.

Zinnemann, polonês de nascimento (1907-1997), nunca foi um dos grandes de Hollywood - ainda que tenha feito sucessos incríveis e premiados como “A Um Passo da Eternidade” (de 1953, que tinha um elenco formidável - Clift, Burt Lancaster, Deborah Kerr, Donna Red e Frank Sinatra, ambos premiados com o Oscar de Coadjuvantes) e “Matar ou Morrer” (de 1952 - um faroeste psicológico memorável com Gary Cooper). Seu cinema, sem ambições, encontra, todavia, em “Perdidos na Tormenta”, um tema fortíssimo com um ator que nascia (foi o segundo trabalho de Clift) de forma excepcional. Clift é um engenheiro do Exército americano que, comovido com a situação dos órfãos sobreviventes de campos de concentração nazista, acaba se apegando a um deles (o menino Ivan Jandl - que ganharia um Oscar especial pela sua atuação e tornou-se, depois, no seu país, a Tchecoslováquia, sob a égide do socialismo soviético, uma “persona non grata” - tendo feito apenas mais dois filmes). 

O cinema careta de Zinnemann, é preciso dizer, não faz com que Clift se “acomode” (consta que ele, insatisfeito com o roteiro, reescreveu algumas das melhores cenas do filme). E é dessa forma que ele, de enorme fragilidade na via pessoal, imprime sua marca também aqui, com uma delicadeza (que seria “monstruosa”, por exemplo, em “Um Lugar Ao Sol”, dois anos depois) rara e corajosa. Projeto

O Convite ao Cinema tem como objetivo a formação de plateia para obras cinematográficas importantes, clássicas e contemporâneas, e que possam suscitar discussões não apenas sobre o cinema, mas sobre assuntos pertinentes da atualidade. O projeto também terá sessões na Casa da Cultura do Jardim Alvorada e no CEU das Artes, em Iguatemi. As exibições acontecerão aos domingos, às 17 horas, sempre com entrada franca.

Ficha técnica: Dia 23/08 - Domingo Filme: “PERDIDOS NA TORMENTA” (The Search) EUA-Suíça/1948/104min. Direção: Fred Zinnemann Elenco: Montgomery Clift, Aline MacMahon, Jarmila Novotna e Ivan Jandl Local: Auditório Hélio Moreira Endereço: Av. XV de Novembro, 701 (anexo à Prefeitura) Horário: 17 horas Realização: Secretaria de Cultura de Maringá Apoio: Jornal O Diário e Maringá.Com Classificação 14 anos Entrada Franca

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Convite ao Cinema apresenta “Perdidos na Tormenta”"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.

Mais Notícias