Maringá

Prefeitura entrega mais uma Horta Comunitária amanhã em Maringá

Da Redação ·
Prefeitura entrega mais uma Horta Comunitária amanhã em Maringá
Prefeitura entrega mais uma Horta Comunitária amanhã em Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), inaugura nesta quarta-feira (25), às 17 horas, a Horta Comunitária do Jardim Iguaçu. Esta é a 25ª Horta Comunitária implantada em bairros do município, além dos distritos de Iguatemi e Floriano. A unidade fica localizada na Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, 5320 e vai beneficiar 15 famílias de baixa renda. A Horta Comunitária do Iguaçu foi implantada com recursos do município e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.     “A horta vai complementar o circuito da saúde do bairro. Ela foi construída ao lado de uma ATI, importante mecanismo de promoção da saúde de grande repercussão e ao lado também da Unidade Básica de Saúde. 

continua após publicidade

O objetivo da horta é influenciar na reeducação alimentar da comunidade, contribuindo com a qualidade de vida das pessoas”, destaca o gerente das Hortas Comunitárias,  José Oliveira de Albuquerque.     Implantada no programa Maringá Saudável como forma de melhorar a qualidade da alimentação das pessoas, as Hortas Comunitárias envolvem mais de 600 famílias, que produzem cerca de 240 toneladas de alimentos por ano, beneficiando a milhares de pessoas. O programa foi criado em parceria com o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana da Universidade Estadual de Maringá (Ceraup/UEM) e apoio da Eletrosul.

EMDS   O programa de Hortas Comunitárias da Prefeitura de Maringá é um dos selecionados pela Fundação Banco do Brasil para o o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que será realizado em Brasília de 7 a 9 de abril. Premiado pela Fundação BB na categoria Tecnologias Sociais, o programa será apresentado na Praça de Boas Práticas.   “Será uma oportunidade para mostrarmos esse programa de saúde e vida para mais de 5 mil prefeitos de todo o Brasil”, destaca Albuquerque. A Praça das Boas Práticas, onde será apresentado o programas de Hortas Comunitárias de Maringá, reúne entidades nacionais e internacionais que certificam e premiam administradores municipais por experiências de políticas públicas exitosas. A proposta é promover a interação e a troca de experiências entre as entidades e as administrações municipais.