Mais lidas
Especial

Em Londrina, Richa reforça apoio do Estado para a agricultura

.

​ ​​Governador Beto Richa na ExpoLondrina 2015, acompanhado pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, pelo prefeito Alexandre Kireeff e demais autoridades. Londrina, 11/04/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr
​ ​​Governador Beto Richa na ExpoLondrina 2015, acompanhado pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, pelo prefeito Alexandre Kireeff e demais autoridades. Londrina, 11/04/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr

O governador Beto Richa compareceu à 55ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), no norte do Paraná, neste sábado (11). Richa reafirmou o compromisso do governo estadual em investir e apoiar a agricultura paranaense e destacou os principais programas para apoiar o setor. “A agricultura é a base da nossa economia e precisa da presença do Estado, com programas e investimentos. Temos ações importantes, que têm melhorado a vida do homem do campo”, disse o governador.A feira funciona como uma vitrine da produção agropecuária paranaense.

A expectativa dos organizadores é a feira receba 500 mil visitantes durante os 10 dias de exposição (9 a 19 de abril) e movimente cerca de R$ 420 milhões em novos negócios. Richa elogiou a organização da ExpoLondrina e destacou que a cada ano a feira cresce e melhora a produtividade. “Tenho acompanhado o crescimento e consolidação dessa importante feira, que hoje é considerada uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil e da América Latina”, afirmou o governador, que percorreu vários estandes no Parque de Exposições Governador Ney Braga acompanhado da secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

“A ExpoLondrina é motivo de orgulho para os londrinenses e para os paranaenses”, disse ele.Richa reafirmou que o desenvolvimento e o fortalecimento do setor agropecuário são prioridades no atual governo, que tem procurado melhorar a infraestrutura e a logística estadual, com investimentos nos portos, aeroportos e na melhoria e duplicação das rodovias. “O produtor tem feito sua parte, da porteira para dentro. O governo também precisa fazer sua parte da porteira para fora”, disse o governador. Richa destacou o programa Patrulha do Campo, com o qual o governo apoia os municípios na recuperação das condições das estradas rurais, o que garante mais conforto e segurança aos moradores do campo, facilita o escoamento da produção e melhora o acesso para o transporte escolar que atende as comunidades rurais.O governador também disse que principalmente os pequenos agricultores tem sido atendidos com a distribuição de calcário, em parceria com os municípios, além de medidas para melhorar as condições das estradas rurais, essenciais para o escoamento da produção.

O governo repassa óleo diesel para as máquinas que prefeituras utilizam na manutenção das estradas. O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, falou sobre a importância da feira para a economia municipal e destacou o apoio do Estado em obras para a cidade. “Nós moradores de Londrina sabemos perfeitamente do impacto direto que o setor agropecuário tem em todas as atividades”, afirmou. “O bom resultado da agricultura reflete na sociedade”, disse.

PARTICIPAÇÃO - A cada nova edição da feira, o Governo do Paraná participa mais ativamente com investimentos em pesquisa, extensão rural e na divulgação da produção agrícola paranaense. Entre as atrações organizadas pelo Estado, está a Feira de Sabores, que promove produtos da agroindústria familiar. Os visitantes poderão conhecer também uma trilha ecológica da Fazendinha do Instituto Emater, além da Feira de Pequenos Animais.Pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) estão apresentando aos visitantes da feira a possibilidade fazer um passeio virtual pelos diferentes tipos de solos do estado. Por meio de mapas, maquetes e de uma trilha ecológica, o público vai conhecer as diversidades do solo paranaense e as características de cada um, as vantagens e desvantagens para a agricultura e os cuidados de manejo e conservação.

Moacir Sgarioni, presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), entidade organizadora da ExpoLondrina, destacou o apoio do governo estadual e disse que a cada ano a feira se consolida mais como um dos maiores eventos do gênero na América Latina. “Não conheço outra feira tão diversificada quanto essa. E tudo isso só é possível com as parcerias”, afirmou. Sgarioni destacou também o trabalho feito pelo governo para fortalecer a agricultura. “Hoje, contamos com a mão amiga do governo estadual. Que tem programas que atendem as necessidades dos agricultores,” avaliou o presidente.

Quem for à ExpoLondrina pode participar de leilões de animais, assistir palestras técnicas e oficinas, visitar uma feira de pequenos animais, visitar um pavilhão da agroindústria familiar e ver máquinas agrícolas diversas em exposição. Há uma grande diversidade de opções de lazer para o público, como a área gastronômica, um parque de diversões, os rodeios e muitas apresentações musicais. Além de Fernanda Richa, o governador estava acompanhado de deputados estaduais e federais da região.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber