Mais lidas

    Londrina

    Londrina

    Presos participam da primeira fase do vestibular da UEL

    Detentos concorrem as vagas da Uel. Foto: Divulgação
    Foto por Reprodução
    Escrito por da redação
    Publicado em 27.10.2016, 15:41:00 Editado em 27.10.2016, 16:01:59
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Noventa e um presos custodiados em unidades prisionais de Londrina, participaram da primeira fase do vestibular 2017 da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no último fim de semana. 

    Os detentos da Penitenciária Estadual de Londrina (unidades 1 e 2) e do Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon) concorreram a vagas nos cursos de Administração, Agronomia, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Enfermagem, Farmácia, Letras, Pedagogia, Psicologia, Matemática, Serviço Social e Zootecnia.

    Com duração de 4 horas, a prova contou com 60 questões objetivas de conhecimentos gerais (Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Química, Sociologia e Matemática).

    Para o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Luiz Alberto Cartaxo Moura, as unidades prisionais de Londrina desenvolvem um excelente trabalho no que se refere à oportunidade de acesso do preso ao ensino superior. "Esse ano tivemos o dobro de candidatos em comparação ao passado. A intenção desse trabalho é investir no cidadão custodiado para que ele cresça, evolua e busque espaço no mercado de trabalho e não volte a delinquir novamente. É essa a grande expectativa", afirma Cartaxo. 

    Segundo ele, a iniciativa é possível graças ao envolvimentos dos servidores das unidades e professores que atuam no sistema prisional. Cartaxo destacou ainda o apoio que o Depen vem recebendo da Vara de Execuções Penais de Londrina, por meio do juiz Katsujo Nakadomari.

    Preparação
    Os candidatos foram acompanhados pelo setor de Pedagogia das unidades penais e receberam apostilas e livros para se preparar para o processo seletivo. O estudo foi desenvolvido de maneira individualizada, na própria cela, e em grupos, com orientação dos professores do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Professor Manoel Machado. 

    O resultado da primeira fase do vestibular será divulgado no dia 10 de novembro. A segunda fase está marcada para os dias 4 e 5 de dezembro. Nessa segunda etapa serão aplicadas as provas de Português e Literatura, Língua Estrangeira, Redação e Conhecimentos Específicos.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Londrina

    Deixe seu comentário sobre: "Presos participam da primeira fase do vestibular da UEL"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.