IX Simpósio Regional AASP acontece nesta sexta-feira em Londrina  - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Londrina

IX Simpósio Regional AASP acontece nesta sexta-feira em Londrina 

Encontro anual AASP realizado em Campinas (SP) em abril deste ano. Foto: Assessoria
Foto por
Escrito por da redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

As mudanças trazidas pelo novo Código de Processo Civil para a comunidade jurídica e a sociedade serão o tema principal do IX Simpósio Regional AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) que a entidade promoverá em Londrina no dia 19 de agosto, das 8 às 18h20, no hotel Blue Tree Premium, Avenida Juscelino Kubitschek, 1.356, Bairro Los Angeles. 

O evento reunirá juristas, expoentes da advocacia e estudantes de Direito. Segundo o presidente da AASP, Leonardo Sica, a tradição de parceria com a OAB Paraná fez com que a Associação trouxesse o Simpósio para Londrina. 

“São mais de 55 mil advogados em todo o Estado, cerca de 6 mil colegas em Londrina, importante centro urbano, verdadeira capital de negócios, um significativo mercado jurídico, por isso estamos trazendo renomados juristas e expoentes da advocacia para esse evento que debaterá temas de interesse da sociedade e daqueles que militam no Direito ”, afirma. 

O jurista e advogado criminalista René Ariel Dotti fará a palestra de abertura sobre o tema “A mídia e sua influência no processo do júri”.

“Uma coisa é noticiar a existência do delito e seu autor quando essa informação é necessária em favor da segurança pública, da paz social, da prevenção da reincidência, de seu controle etc. Outra é a sistemática e ruidosa exploração do fato e de seu autor para aumentar níveis de audiência como fator de interesse comercial pela propaganda de programas com matérias policiais. Como todas as profissões, o jornalismo não pode descurar da responsabilidade social da imprensa”, afirma.

 O professor Antonio Carlos Marcato, desembargador aposentado, cuja exposição será “Novo CPC: petição inicial e respostas do réu”, é enfático quando lembra da necessidade da atualização dos profissionais do Direito nesta fase recente de implementação do novo Código. 

“Por sua importância na atividade jurisdicional e, principalmente, pelas novas técnicas que contempla, é de suma importância que estudantes e advogados conheçam a estrutura e o âmbito de incidência do novo Código de Processo Civil.” Para o mestre em Direito Processual Civil, Cassio Scarpinella, o Simpósio em Londrina será uma oportunidade para reflexão a respeito das mudanças trazidas pelo novo CPC. “As mudanças, desejadas e incentivadas pelo novo CPC, contudo, demandam tempo, preparo e estruturas adequadas. Não é algo que se consiga fazer da noite para o dia nem nestes primeiros meses de vigência. 

A expectativa de realizá-lo em Londrina é a melhor possível, já que se trata de região incrivelmente dotada de boas instituições de ensino do Direito.” De acordo com o advogado William Santos Ferreira, expositor da palestra “Saneamento e provas no novo CPC”, os simpósios realizados pela AASP são reconhecidos por integrarem importantes e atualíssimas questões do Direito e expositores de destaque no cenário jurídico. Quanto às expectativas com relação à aplicação do novo CPC, segundo ele são positivas, mas devem ser contidas. 

“Não adianta a legislação ser avançada em diversos pontos se a aplicação, que se dá pelos operadores, não observar atentamente o espírito do Novo CPC”, diz. 

Campanha #ÉdeLei
Durante o IX Simpósio, a campanha #ÉdeLei será oficialmente lançada pela AASP em Londrina. Iniciada no mês de abril, a campanha #ÉdeLei tem por objetivo combater a violação das prerrogativas profissionais dos advogados e defender as garantias individuais dos cidadãos, pois, para os organizadores, quem trabalha pelos direitos dos outros precisa ter seus direitos respeitados. 

A campanha #ÉdeLei já foi lançada em diversas capitais (Fortaleza, Cuiabá, Belo Horizonte) e cidades paulistas (Santos, Campinas, Bauru, Itapevi, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, entre outras), foram realizados encontros com autoridades e reforçados os laços com a advocacia. Sobre a AASP Com mais de 90 mil associados e 73 anos de existência, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) é a maior entidade de advogados da América Latina. São mais de 50 produtos e serviços à disposição dos associados presentes em todos os estados do País. 

Confira a a programação completa do IX Simpósio Regional AASP: 

8h30 Abertura do Simpósio Leonardo Sica, presidente da AASP 
8h50 A mídia e sua influência no processo do júri René Ariel Dotti
10h30 As principais mudanças e as novidades do novo CPC Cassio Scarpinella Bueno Coisa julgada no novo CPC Eduardo Talamini
13h50 Partilhas de cotas de empresa no divórcio diante do novo CPC Rolf Madaleno Novo Direito de família: CPC e Leis Especiais Euclides Benedito de Oliveira
15h50 Novo CPC: petição inicial e respostas do réu Antonio Carlos Marcato Saneamento e provas no novo CPC William Santos Ferreira Sentença e apelação no novo CPC Manoel Caetano Ferreira Filho
18h20 Encerramento do Simpósio

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "IX Simpósio Regional AASP acontece nesta sexta-feira em Londrina "

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.

Mais Notícias