Médicos realizam cirurgia inédita no Brasil com paciente acordada  - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Londrina

Médicos realizam cirurgia inédita no Brasil com paciente acordada 

Mulher  foi submetida a uma craniotomia acordada (awake craniotomy) para clipagem de um aneurisma cerebral, na Santa Casa de Londrina: operação inédita - - Foto: picssr.com
Foto por
Escrito por DA REDAÇÃO
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A técnica de produção Inez do Amaral, de 36 anos, passou por uma craniotomia acordada (awake craniotomy) para clipagem de um aneurisma cerebral, na Santa Casa de Londrina. A cirurgia é inédita no País, conforme informação repassada nesta segunda-feira (21) por médicos da Santa Casa. 

Conforme os cirurgiões, durante quase toda a operação, que durou duas horas e meia, Inez ficou acordada, conversando com a equipe médica. Essa comunicação facilitou para os médicos apurar se a cirurgia causava alguma mudança na área do cérebro que pudesse provocar sequelas. 

Os médicos acordaram a mulher só quando a equipe começou a trabalhar no aneurisma. Ela foi medicada com sedativos de curta duração durante os procedimentos cirúrgicos, como no processo de serrar o osso. 

Para criar um canal de interação além da fala, Inez foi treinada para apertar um objeto (um pato de borracha) que emitia som. 

Os médicos explicam que a técnica da cirurgia é muito benéfica, pois viabiliza a possibilidade de monitorar funções vitais dos pacientes, que no caso da lesão de Inez, era principalmente da movimentação e fala.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Médicos realizam cirurgia inédita no Brasil com paciente acordada "

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.

Mais Notícias