Pedras do início da descoberta do pré-sal são doadas à UEL  - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Londrina

Pedras do início da descoberta do pré-sal são doadas à UEL 

Parte do acervo doado à UEL (Divulgação)
Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebeu na última sexta-feira (05/03) várias pedras e amostras de sedimentos da fase inicial da descoberta do pré-sal. A doação do acervo foi feita pelo jovem Igor Van Langendonck ao Museu de Geologia e Paleontologia, do Departamento de Geociências, da universidade.

Igor, que foi recepcionado na oportunidade pelo diretor do Museu, o geólogo Ângelo Spoladore e pelo paleontólogo André Celligói, doou uma parte do acervo deixado pelo pai, Marcos Fernando Lisboa van Langendonck. Marcos Fernando era geólogo e trabalhou no projeto de descoberta do pré-sal, enquanto funcionário da Petrobrás. Ele foi a óbito em Londrina no dia 29 de novembro de 2015.

Segundo Igor, o pai trabalhou durante toda sua vida para a Petrobrás, onde veio a se aposentar. Tendo sua formação acadêmica na Universidade de São Paulo, Marcos Fernando era um grande estudioso e apaixonado pelos estudos geológicos.

 Em um primeiro momento, Igor doou para a biblioteca do museu considerável quantidade de “mapas”, diversas publicações do gênero e uma caixa contendo as primeiras “amostras de sedimentos”, efetuadas pelo seu pai nos estudos preliminares para a descoberta do “pré-sal”.

Segundo o docente do departamento José Paulo Pizinin Pinese, as amostras serão de grande utilidade “didática” para as aulas sobre estudo geológicos e paleontológicos tanto do curso de geografia quanto dos cursos de: biologia, zootécnica, engenharia civil, agronomia, entre outros.

Pré-sal - As reservas do pré-sal no litoral brasileiro são as mais profundas em que já foi encontrado petróleo em todo o mundo. Representam também o maior campo petrolífero já encontrado em uma profunda região abaixo das camadas de rochas salinas ou evaporíticas. A exploração do petróleo desta área acabou em escândalos de corrupção envolvendo a Petrobrás.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Pedras do início da descoberta do pré-sal são doadas à UEL "

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Mais Notícias