Produtores recebem colhedora agrícola em Londrina - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Londrina

Máquina irá beneficiar, com a prestação de serviços, cerca de 15 famílias da região da Warta e Heimtal -  Foto: Vivian Honorato
Foto por
Escrito por Assessoria de imprensa da prefeitura
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, entregou as chaves da primeira colhedora para grãos, na região norte do Paraná, dentro do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), do Governo do Paraná, por meio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Prefeitura de Londrina e o Sicredi União. As chaves foram entregues ao agricultor familiar Geraldo Jesus Céu, que representou os outros agricultores beneficiados com a máquina.

A colhedora foi financiada pela Sicredi União, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e seguindo as diretrizes do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários.  O equipamento teve custo de R$ 317 mil, financiados em 10 anos, com 5,5% de juros ao ano. 

O prefeito Alexandre Kireeff destacou que o programa representa uma maneira de transferir tecnologia para a produção agropecuária, aumentando a rentabilidade e a produtividade no setor, com condições facilitadas de pagamento ao pequeno produtor. 

“Com isso, a agricultura familiar tem acesso a equipamentos de alto desempenho e tecnologia avançada e isso modifica realidade da produção familiar. Gera riqueza, desenvolvimento e empregos”, destacou. Ele lembrou que a iniciativa é uma extensão do Programa Trator Solidário, iniciado em 2008, quando foi presidente da Sociedade Rural do Paraná. “Acompanhamos o desenvolvimento do programa de perto. 

O primeiro trator solidário foi entregue durante Rural Tecnoshow, em outubro de 2008”, contou. Por sua vez, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Vitor dos Santos Junior, disse que a parceria entre a Prefeitura e a Emater visa ao desenvolvimento da agricultura familiar e dos pequenos produtores. “Essa colhedora vai proporcionar um impacto positivo na produção agrícola da região, na medida em que o produtor deixa de correr o risco de, em tempo de chuva, perder sua produção, esperando a chegada de uma máquina de fora”, ressaltou. Interesse técnico e social - O chefe do Departamento de Economia Rural do Estado e coordenador estadual do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários, Francisco Carlos Simioni, ressaltou que a entrega do trator na Prefeitura é a representação de que existe um entrosamento entre todos, com o objetivo de levar melhoria as condições de vida do agricultor familiar. 

“Isso demonstra o interesse técnico e social do programa, que é levar um produto com menor valor, com condições de pagamento facilitada ao pequeno produtor, garantindo tecnologia e melhores condições de produção e renda”, disse. O responsável pelo projeto técnico da colhedora e responsável local da Emater em Londrina, Paulo Roberto Mrtvi, estima que a colhedora irá beneficiar, com a prestação de serviços dos irmãos Céu, aproximadamente 15 famílias na região da Warta e Heimtal. “Com a colhedora, os agricultores familiares vão poder colher a sua produção no período certo, sem precisar esperar que a colheita seja feita por terceiros”, disse. Paulo Mrtvi informou que o programa estadual passou a financiar colhedoras em setembro do ano passado. 

Segundo ele, existem, no município de Londrina, outras três solicitações de financiamento em tramitação. Outros agricultores familiares, interessados em adquirir colhedoras agrícolas, tratores e equipamentos agrícolas, através do PTS, devem procurar as unidades da Emater, em todo Paraná, para se inscrever no Programa. Também participaram da solenidade, o chefe de gabinete do prefeito, Marcio Stamm, representantes do Sicredi União, da Emater, do Sindicato Rural de Londrina e o vereador Gaúcho Tamarrado.  

Gostou desta matéria? Compartilhe!
TNTV
TribunaPlay

Confira o Jornal da Tribuna desta quinta-feira (17/09)

Deixe seu comentário sobre: "Produtores recebem colhedora agrícola em Londrina"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Mais Notícias