Londrina

Candidatos a conselheiros tutelares realizam prova amanhã em Londrina

Da Redação ·
Candidatos têm uma semana a mais para realizarem suas inscrições. (Foto - Reprodução/arquivo)
Candidatos têm uma semana a mais para realizarem suas inscrições. (Foto - Reprodução/arquivo)

Neste sábado (29), às 13h30, 58 candidatos inscritos no processo de seleção para escolha dos conselheiros tutelares passarão por uma prova objetiva, que será realizada na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, na Rua Maurício de Nassau, 329. O fechamento dos portões será às 13h15 e para ingressar no local de provas é preciso ter em mãos um documento original de identificação.  

Ao todo, há 25 vagas para o cargo de conselheiros tutelares, que atuarão na gestão de 2016 a 2020, principalmente no que se refere ao combate à evasão escolar e às denúncias de maus tratos e abuso sexual contra crianças e adolescentes. A remuneração é de R$ 3.032,73. A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi organizada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL) e terá questões que avaliarão os conhecimentos sobre políticas públicas de atenção à criança e ao adolescente e o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, além de conhecimentos em português, interpretação textual, conhecimentos gerais e específicos.

Além dessa prova, os candidatos devem participar da entrega de títulos (que analisa formação, aperfeiçoamento e experiência profissional); e da avaliação psicológica, para verificar a compatibilidade das características psicológicas dos candidatos com as atribuições do cargo. Na sequência, os aprovados podem participar das eleições que serão realizadas, nacionalmente, no dia 4 de outubro.

O gabarito preliminar estará disponível a partir do 1º dia útil após a aplicação da prova objetiva, no endereço www.fauel.org.br. Informações estão contidas no Edital nº 002/2015, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Londrina (CMDCA), publicado no portal da Prefeitura, no www.fauel.org.br. Sobre o Conselho Tutelar- O Conselho Tutelar é um órgão criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), através da Lei 8.069/90 e foi implantada em Londrina em 1991, através da Lei Municipal 4.742/91. Cabe a ele zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

continua após publicidade