Londrina realiza ações de prevenção à saúde do homem - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Londrina

Londrina realiza ações de prevenção à saúde do homem

​Soldados do 5º Batalhão participaram de palestras, fizeram a medição antropométrica, testes rápidos e puderam doar sangue - Foto: Site Prefeitura de Londrina
Foto por
Escrito por Site da Prefeitura de Londrina
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Como parte da celebração do Agosto Azul, mês destinado para o incentivo ao cuidado da saúde do homem, o Município de Londrina, em parceria com o 5º Batalhão de Polícia Militar, realizou na manhã desta terça-feira (18), diversas ações de promoção à saúde e de prevenção às doenças. 

Fotos: Vivian Honorato - Site da Prefeitura de Londrina

As atividades tiveram início às 8h e prosseguiram até as 12h, na sede do 5º Batalhão, que fica na Rodovia Celso Garcia Cid, 374, região sul. Na próxima segunda-feira (24), elas acontecerão novamente no mesmo local e horário. Mais de 150 policiais militares participaram de palestras sobre a importância da prática frequente de exercícios físicos, alimentação saudável, e sobre doenças crônicas, doenças sexualmente transmissíveis (DST), além de câncer de próstata. 

Vinte fizeram o teste rápido para HIV, DST, sífilis e hepatites virais; 180 passaram por avaliação física através das medidas antropométricas (peso, altura, circunferência abdominal), fizeram o Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC); aferição da pressão arterial e, mais de 60 doaram sangue ao Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL). 

Para o soldado da Companhia de Choque, Jonas P. de Araújo, a ação é uma forma de estimular o homem a cuidar mais de sua saúde e a saber sobre temas, muitas vezes, deixados de lado, seja por falta de tempo, desinteresse ou por timidez. “Foi uma ótima ideia, porque estando mais próximo de nós, facilita nosso acesso à informação sobre as doenças, a importância dos exercícios físicos e sobre como manter uma alimentação saudável. 

O homem geralmente tem mais restrição de perguntar sobre certas doenças e de ir ao médico também. Se eles não estivessem aqui eu provavelmente não teria ido doar sangue, verificar a pressão e buscar informações sobre as doenças”, explicou. Para a psicóloga do 5º Batalhão, Márcia Santos, a receptividade dos policiais foi bastante positiva e pôde ser comprovada através das fichas avaliativas aplicadas após as palestras. “Os policiais que ouviram as palestras aprovaram essa parceria do Município com o Batalhão. Eles pediram que se repita mais vezes, porque é uma maneira de mantê-los informados”, disse. 

Fotos: Vivian Honorato - Site da Prefeitura de Londrina

O enfermeiro de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UEL e profissional da Unidade Básica de Saúde do Parque das Indústrias, Bruno Paulino, explicou que a intenção da UBS Parque das Indústrias, responsável pela organização das ações, é alcançar 240 homens. “Os participantes têm mostrado bastante interesse nesse evento voltado à saúde. Segundo eles, isso era uma demanda, porque muitos não têm tempo para irem até a unidade de saúde ou até o CTA e ao IHEL. 

Assim, trazemos informações sobre nutrição e atividade física, além de aproximarmos à saúde ao público masculino, que ainda tem, para muitos, o perfil de provedor, de super herói, que não fica doente, vinculando à política nacional de saúde do homem dentro da atenção básica”, finalizou. Segundo a coordenadora da UBS Parque das Indústrias, Audrey Pazzoti, a intenção é estimular um estilo de vida saudável, através das orientações ao autocuidado, o que é importante para que haja uma mudança cultural nos homens e para que eles procurem o acompanhamento médico antes que as doenças apareçam. 

Esta ação do Agosto Azul é uma parceria da Prefeitura de Londrina com o 5º Batalhão da Polícia Militar, Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL) e com o Centro de Testagem e Aconselhamento de Londrina (CTA). Testes rápidos - Os testes rápidos aplicados nos policiais estão disponíveis a toda a população gratuitamente, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles levam de 10 a 20 minutos para serem realizados e podem ser feitos em 38 unidades básicas de saúde da rede pública e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). 

No Centro, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado. Em Londrina, está localizado no Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, na Alameda Manoel Ribas, 01, no centro. O telefone para contato é (43) 3379-0144.   

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Londrina realiza ações de prevenção à saúde do homem"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.

Mais Notícias