Londrina

Fundador da Unopar falece aos 79 anos

Da Redação ·
Faleceu esta manhã em Londrina o fundador da Unopar, Marco Antonio Laffranchi, 79 anos - Foto:  portal.blogdogildoalves.com.br
Faleceu esta manhã em Londrina o fundador da Unopar, Marco Antonio Laffranchi, 79 anos - Foto: portal.blogdogildoalves.com.br

Faleceu esta manhã em Londrina o fundador da Unopar, Marco Antonio Laffranchi, 79 anos. O velório está sendo realizado no Cemitério Parque das Allamandas, onde o empresário será sepultado, às 17 horas.

Marco Antonio Laffranchi nasceu em 2 de março de 1936 na cidade de Jaboticabal (SP) e se formou em Medicina Física e Reabilitação pela Universidade de São Paulo (RSP) em 1959; professor licenciado em Educação Física pela USP em 1962 e pós-graduado pelo Instituto Ortopédico “Gaetano Pini” de Milão, na Itália. Ocupou o cargo de diretor da Autarquia Municipal de Esportes e Turismo (AMETUR) de Londrina na gestão do prefeito José Richa, no período de 1973 a 1976.

Foi também criador do Núcleo Regional de Londrina da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio na gestão do ex-governador do Paraná, Ney Braga. Em 1965 casou-se com a professora de Educação Física Elisabeth Bueno Laffranchi. Já em Londrina, em 1972, o casal fundou a Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná (FEFI), que mais tarde se tornou Universidade Norte do Paraná - Unopar. Em dezembro de 2011 a Unopar passou a integrar o Grupo Kroton, uma das maiores plataformas educacionais do mundo.

Marco Antonio Laffranchi foi também precursor do Ensino a Distância no Brasil. Em 2003 ele criou o Sistema de Ensino Presencial Conectado, um programa inédito de educação, via satélite, presente em mais de 450 polos em todo o Brasil, que serviu de referência para todos os outros modelos de ensino a distância implantados posteriormente e transformou a Unopar na maior Universidade de Ensino a Distância do País.

Entre os prêmios e homenagens recebidos por Laffranchi destacam-se o título de Cidadão Honorário de Londrina (12/12/2012) e a Medalha 10 de Dezembro (10/12/2011), concedida por bons serviços prestados à cidade ou mérito pessoal no esporte, cultura ou empreendedorismo. Ele também foi agraciado com o título de Cidadão Benemérito pelos relevantes serviços prestados à educação, da Câmara Municipal de Jaboticabal (SP), no ano de 2000; Honra ao Mérito do Rotary Club de Arapongas, em 2001; Cidadão Honorário de Montes Claros (MG), em 2004; Sócio Benemérito do Aeroclube de Londrina, também em 2004; e Cidadão Honorário do município de Luis Eduardo Magalhães (BA), em 2005.

continua após publicidade