MAIS LIDAS
VER TODOS

Londrina

​MP denuncia 62 pessoas em esquema de corrupção na Receita Estadual

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) encaminhou à Justiça nesta segunda-feira (13) denúncia sobre o suposto esquema de corrupção na Receita Estadual de Londrina, no norte do estado. Com informações do G1.Ao todo, 62 pessoas foram denunciadas, conforme o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.04.2015, 15:53:00 Editado em 27.04.2020, 20:00:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) encaminhou à Justiça nesta segunda-feira (13) denúncia sobre o suposto esquema de corrupção na Receita Estadual de Londrina, no norte do estado. Com informações do G1.

continua após publicidade

Ao todo, 62 pessoas foram denunciadas, conforme o MP-PR. ”Estamos descrevendo 70 fatos criminosos, dentre eles cerca de 25 crimes de corrupção passiva praticados por este grupo, além de uma série de outros delitos, dentre eles o de formação de organização criminosa, falso testemunho, falsidade ideológica, violação de sigilo funcional”, diz o promotor responsável pelo caso, Claudio Esteves.

As investigações do MP-PR sobre o caso começaram há dez meses. A operação, chamada Publicano, visa um suposto esquema de recebimento de vantagens indevidas dentro da Receita Estadual. De acordo com a promotoria, um grupo dentro da Receita Estadual protegia a sonegação fiscal de empresários em troca de propina.

continua após publicidade

A investigação ainda não identificou o possível valor desviado. Durante as fases da operação foram cumpridos mais de 20 mandados de prisão. Entre as pessoas que foram presas, estão oito funcionários da Receita Estadual, sendo sete auditores, um policial civil, um contador e empresários.

Propinas eram entregues em caixas

Segundo o MP-PR, depoimentos de empresários em um dos inquéritos da investigação mostram como funcionava o assédio de auditores fiscais para forçar o pagamento de propina. O dono de um atacado de brinquedos e presentes relata, em um dos depoimentos, um pedido de R$ 200 mil como propina para não ser multado em 2012, ainda conforme o MP-PR. Como o empresário explicou que não tinha o dinheiro, os fiscais disseram que “poderia ser a importância de cinquenta mil reais”.

continua após publicidade

O acordo foi fechado e, por ordem dos auditores, “a importância deveria ser paga de uma só vez, em espécie, com o dinheiro" --- "dentro de uma caixa de papelão” e colocada no “porta malas do carro” de um dos fiscais.

O mesmo disfarce no pagamento teria ocorrido em 2013, de acordo com a promotoria. O alvo naquele ano foi uma indústria de café. Um diretor da empresa relatou ao Gaeco que R$ 500 mil foram exigidos como propina.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Londrina

    Deixe seu comentário sobre: "​MP denuncia 62 pessoas em esquema de corrupção na Receita Estadual"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!