Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Ivaiporã

Cafeicultores de Ivaiporã aprendem a classificar para obter melhor preço e melhores resultados em concursos

.

Cerca de 20 cafeicultores participaram ontem na sede da Associação dos Agricultores Familiares de Jacutinga de um curso da Emater, onde aprenderam a conhecer melhor as características do produto que cultivam nas propriedades. A maioria dos participantes vão participar em julho da fase municipal do Concurso Café Qualidade na segunda edição do Festival do Café. Em outubro no dia 27, a cidade recebe também a final do 17° Prêmio Qualidade Café Qualidade Paraná. 

Conforme o instrutor Nelson Menolli, engenheiro agrônomo da Emater de Grandes Rios, com o conhecimento adquirido, eles podem obter um melhor preço na hora de negociar o café no mercado, além de prepara-los para os concursos de qualidade. “O trabalho do pessoal é com o cereja natural, portanto, seco e com casca. Então esse pessoal vai descascar o café tirar as peneiras básicas, no caso do concurso preparar para a comissão julgadora conforme as regras, catar manualmente os defeitos porque o café tem que chegar para a comissão tipo 2”. 

Conforme o prefeito Miguel Roberto do Amaral, o mercado de café remunera o produtor de acordo com o aroma e sabor da bebida. Por isso, a capacitação é muito importante para os agricultores familiares.

“Normalmente os agricultores não possuem informações detalhadas sobre as características que influenciam no preço do café, e acabam ficando nas mãos do comprador. Com a capacitação eles têm maior autonomia na hora de negociar. A Prefeitura também vai investir num laboratório de classificação para que eles possam ser bem atendidos”, destaca. 

O produtor Marcio Rosa Fávaro que no ano passado recebeu o Prêmio Café Qualidade  na categoria microlote e recentemente no 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café 2018  ficou na classificação geral em quinto lugar, e em segundo na categoria microlote (até duas sacas) foi um dos cafeicultores que participaram do curso.

“Com o curso conhecemos melhor o café que produzimos e que nós pequenos produtores, temos condições de produzir um café de qualidade. Por isso, é muito importante cada vez conhecer mais”.
Também participaram do evento, o vice-prefeito Ilson Gagliano, o secretário de agricultura Adir Salla e a secretária de indústria, comercio, serviço e agronegócio Rosana Pagé. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Ivaiporã

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber