Maior flor do mundo desabrocha pela primeira vez no Brasil - TNOnline
Mais lidas

    Imagens

    Imagens

    Maior flor do mundo desabrocha pela primeira vez no Brasil

    Um exemplar raro da espécie Amorphophallus titanum, mais conhecida como "flor-cadáver", desabrochou no Jardim Botânico Inhotim, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais
    Foto por Isabela Marschner/Divulgação
    Escrito por midianews/terramagazine
    Publicado em 07.02.2011, 09:45:00 Editado em 27.04.2020, 20:51:27
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Um exemplar raro da espécie Amorphophallus titanum, mais conhecida como "flor-cadáver", desabrochou no Jardim Botânico Inhotim, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. A planta originária da Indonésia, que pesa cerca de 20 quilos, floresce pela primeira vez na América Latina. O último registro de desabrochamento dessa espécie se deu em julho deste ano, em Tóquio, no Japão.

     

    Apesar de ser conhecida como a "maior flor do mundo", a gigantesca estrutura, que pode ser conferida por apenas três dias antes que murche, é, na verdade, uma inflorescência, ou seja, uma estrutura que sustenta um conjunto de flores.

     

    Medindo cerca de 3 metros de altura, ela exala um odor semelhante ao de carne apodrecida, por isso o apelido de "flor-cadáver". De acordo com cientistas, o mecanismo serve para atrair insetos, que são seus polinizadores.

     

    A planta também possui um caule gigante subterrâneo, como uma batata, que produz as flores a cada dois anos, depois de 10 a 12 anos de germinação da semente.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Imagens

    Deixe seu comentário sobre: "Maior flor do mundo desabrocha pela primeira vez no Brasil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.