Guia

Unespar sedia seminário sobre demandas indígenas no contexto urbano

Da Redação ·
Cauê Taiguara e Márcia Wayna Kambeba. Foto: Sérgio Rodrigo
Cauê Taiguara e Márcia Wayna Kambeba. Foto: Sérgio Rodrigo

O Instituto Todos Unidos Pelos Indígenas promove o 1º Seminário Tupi, nos dias 23 e 24 de novembro (quinta e sexta-feira), na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana. O evento terá como tema central a 'integração dos setores da sociedade frente às demandas indígenas no contexto urbano do norte e noroeste paranaense'. 

continua após publicidade

Vários representantes de municípios da região participarão do evento. Como convidada especial está a mestra em geografia, escritora, cantora e compositora de música indígena, Márcia Wayna Kambeba, de Belém, no Pará.

Dentre as demandas que serão discutidas estão a história, cultura, direitos indígenas, políticas públicas, racismo, preconceito, dentre outros assuntos relevantes. O objetivo é combater o preconceito e encontrar soluções para auxiliar a população indígena que vive em situação de vulnerabilidade social. 

continua após publicidade

"Povos indígenas integram a formação do povo brasileiro. Antes mesmo da colonização do país, os índios já estavam aqui, devidamente ordenados em sua territorialidade. Hoje temos indígenas doutores, escritores, que levam informação até para seus agressores, aqueles que pensam que o índio fede, que é preguiçoso, que não trabalha, dentre outros pensamentos preconceituosos", disse Wayna Kambeba. 

À frente da organização do seminário está o coordenador do Projeto Darueira, Cauê Taiguara, que também realiza ações em escolas públicas com objetivo de orientar sobre a cultura indígena. 

"É preciso mudar a ideia que as pessoas têm de que o índio é invasor de terras ou agricultor. O índio pertence à terra e foi a cidade que entrou no contexto indígena. Existe um desconhecimento, uma ignorância que leva ao preconceito. Por isso há necessidade de levar informação às escolas para esclarecer ideias distorcidas, para desconstruir a forma errada com que a sociedade enxerga o indígena. Isso vai além da questão social, é uma questão cultural e de identidade", explica Taiguara.

continua após publicidade

O Projeto Darueira já passou por mais de 200 escolas do norte e noroeste do estado. 

Serviço:
Evento: 1º Seminário Tupi
Data: 23 e 24 de novembro
Local e horário: Às 13 horas no auditório Gralha Azul, na Unespar Apucarana.