MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Consultora de carreiras aborda rumos de uma nova forma de trabalho

Para proteger os funcionários da propagação do novo coronavírus, e ao mesmo tempo, manter o trabalho em dia, as empresas têm adotado o sistema de trabalho em home office. Foi para abordar o tema que a psicóloga, consultora de carreiras e palestrante, Dani

Da Redação

·
Consultora de carreiras aborda rumos de uma nova forma de trabalho
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.06.2020, 11:34:16 Editado em 16.06.2020, 11:34:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Para proteger os funcionários da propagação do novo coronavírus, e ao mesmo tempo, manter o trabalho em dia, as empresas têm adotado o sistema de trabalho em home office.

continua após publicidade

Foi para abordar o tema que a psicóloga, consultora de carreiras e palestrante, Daniela Leluddak, participou do programa ‘Assembleia Entrevista’, da TV Assembleia.Ela lembrou que há cerca de um mês e meio, se tornou comum ouvir que empresas estão conseguindo “salvar seus negócios “ com o trabalho remoto de seus empregados.

Enquanto empregados estão conseguindo manter seus empregos. “Eles demonstram que estão ativos e presentes no mercado”, enfatizou Daniela.Em conversas com executivos, Daniela diz que tem ouvido relatos positivos sobre essa nova maneira de trabalho.

continua após publicidade

“Como os funcionários trabalham de casa, estão mais relaxados e, consequentemente, mais produtivos”, disse

.Porém, a consultora destaca que algumas dicas são importantes para que o contrário não ocorra. Manter a mesma rotina que tinha no ambiente de trabalho é uma delas.

“Um planejamento do dia é fundamental para o empregado não se distrair com problemas familiares e também reservar um espaço dentro de casa.Entre os direitos dos funcionários, estão as pausas no dia a dia. Seja para um café ou até um período de descanso. Especialistas garantem que esse tempo pode evitar até mesmo as crises de ansiedade.Já os deveres precisam ser bem observados, como segurança da informação; estar disponível para o trabalho, o cuidado com os equipamentos (muitas vezes cedidos pelas empresas); e que esse material seja usado apenas para o trabalho.

continua após publicidade

Em família - Organização nunca foi tão importante nesse período de home office. Estar em casa, ao lado dos filhos, ajuda, segundo Daniela, a ter uma sensação de bem-estar.

“Nada impede que os pais ajudem os filhos a fazer lição de casa. Isso inclusive, pode ser muito benéfico para ambos. Mas é preciso explicar que há horários específicos para isso”, lembra.

Muitos executivos relatam como têm feito bem ao trabalho e à relação dentro de casa pelo simples fato de estarem passando mais tempo com os filhos. O que acaba se revertendo em um ganho na produtividade do funcionário.

continua após publicidade

“Há um comprometimento maior dos funcionários”, ressalta a consultora.Tanto que no chamado “pós-pandemia”, muitos empresários já avaliam uma mudança no sistema de trabalho, com parte dosfuncionários trabalhando de casa. Isso também deve mudar a cara do mercado de trabalho.

Que tal investir em especialização? - Daniela Leluddak afirma que investir em capacitação durante o trabalho remoto é importante, não apenas para quem está empregado, mas também para quem está fora do mercado.

Cursos de especialização estão disponíveis no ambiente virtual em todas as áreas. Muitos de graça. “A tecnologia também pode servir para a busca de uma recolocação. Ativar a rede de contatos no celular é fundamental para se manter ativo.

De repente esta é a oportunidade para mudar de área.”Pelos números crescentes da pandemia do novo coronavírus, a projeção para os próximos meses, segundo Daniela, é a manutenção do trabalho home office. E é ela está otimista. Acredita que, como a população brasileira tem um grande poder de adaptação, vai saber usar isso a seu favor. “Tudo indica que vamos passar este ano ainda dentro de casa. Não é o fim de nada. Pode ser o começo para muita gente. Temos que pegar carona nesses novos tempos”, aconselha.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Consultora de carreiras aborda rumos de uma nova forma de trabalho"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!