MAIS LIDAS
VER TODOS

Ocorrências

Aeroporto de São Paulo registra 17 ocorrências com pipas e balões

Ocorrências com Pipas e Balões em São Paulo

Da Redação

·
Aeroporto de São Paulo registra 17 ocorrências com pipas e balões
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.06.2020, 10:57:24 Editado em 09.06.2020, 11:44:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) mostram que a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, já registou este ano 17 incidentes envolvendo pipas e balões na região. De janeiro a maio deste ano, foram sete interferências operacionais. Em todo o estado de São Paulo, foram registradas 125 ocorrências aeronáuticas envolvendo balões.

continua após publicidade

Segundo o Cenipa, em 2019 foram contabilizadas 49 ocorrências envolvendo balão, sendo 33 no pátio de manobras. No mesmo período foram registrados 25 incidentes envolvendo pipas.

Para o diretor de Operações da GRU Airport, Miguel Dau, uma das justificativas para o crescimento desses números em 2020 é a pandemia de covid-19. Segundo ele, devido ao aumento do tempo ocioso para crianças e adultos e a diminuição temporária da atividade aérea no aeroporto, pode haver uma falsa sensação da redução dos riscos.

continua após publicidade

“Ocorrências com pipas e balões, infelizmente, ainda são comuns nos períodos de férias escolares, mas o que nos chama a atenção é que, até o fim de abril, já ocorreram 17 ocorrências desse tipo dentro do sítio aeroportuário. Esse número é alto”, afirmou.

No Brasil, soltar balões é crime e pode atrapalhar as operações do aeroporto, por isso a GRU Airport faz trabalhos de conscientização com jovens, adultos e crianças, moradoras das comunidades vizinhas do terminal. Desde 2018 são promovidas peças teatrais e palestras educativas nas escolas públicas de 13 bairros classificados de interferência direta e indireta do aeroporto.

Segundo a GRU Airport, no ano passado, 4.500 jovens, entre 6 e 18 anos, participaram da iniciativa, que tem como slogan a mensagem Brincando com Segurança, sobre os riscos de soltar pipas e balões próximo ao sítio aeroportuário. Em 2018, foram 3.270 crianças e adolescentes da mesma faixa etária.

Este ano, devido à pandemia de covid-19 e às medidas de isolamento social recomendadas pelo Ministério da Saúde e órgãos internacionais, a equipe de Responsabilidade Social da GRU Airport estuda uma abordagem diferente, por meio de vídeo e/ou outras ferramentas. A expectativa é de que as ações comecem a ser realizadas no segundo semestre e envolvam agentes comunitários para alcançar mais pessoas. O modelo ainda está em estudo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Aeroporto de São Paulo registra 17 ocorrências com pipas e balões"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!