Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Raio atinge sede do Inmet e afeta coleta de dados e previsão do tempo

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A queda de um raio no Distrito Federal provocou uma pane no sistema de coleta de dados meteorológicos e previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no domingo (4). Parte do sistema já tinha sido restabelecido por volta das 17h desta segunda (5), e a previsão é que tudo seja normalizado até o final do dia.

O problema aconteceu durante um temporal, que atingiu parte de Brasília entre a tarde e a noite de domingo. O raio provocou uma descarga elétrica e queimou um capacitor do sistema de nobreak do instituto. "Não houve queima de supercomputadores ou máquinas mais sensíveis e caras, a descarga parou no sistema de alimentação, de proteção de surto", afirmou o meteorologista Franco Villela, no Inmet em São Paulo. 

O prédio do instituto ficou sem luz e telefones até a manhã desta segunda e o site continuava sem funcionar por volta das 17h. O mais grave, no entanto, foi que a sede parou de receber e analisar dados das estações meteorológicas, não apenas de cidades brasileiras, mas também de outros países da América do Sul e de transmitir os dados e previsão à organização meteorológica mundial, em Washington. 

"Nós somos um dos nós que capta informações, agrega dados para enviar para Washington. Tem outras formas de buscar esses dados, não é exclusivamente com a gente, mas nós recebemos eles para rodar os modelos meteorológicos", explica Villela, que afirma que os dados das estações do instituto não foram perdidos, apenas perderam a comunicação temporariamente. 

O conserto das peças afetadas aconteceu na tarde desta segunda e o sistema tem sido retomado aos poucos, segundo o próprio instituto. As redes internas e de cooperação global foram os primeiras a serem restabelecidas e já estavam em operação por volta das 17h. Os demais sistemas serão retomados gradativamente até chegar ao site do instituto, que ainda não funcionava no horário. A previsão é que tudo ser normalizado ainda nesta segunda. 

Villela afirmou que às vezes são registrados alguns problemas de energia que acabam sendo segurados pelos nobreaks do instituto, mas ele diz não recordar de uma parada tão significativa no sistema do Inmet nos últimos anos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber